Consórcio PCJ abordou a importância das Matas Ciliares no evento “Caminhão Conhecendo os ODS”, no último sábado (10), em Rio Claro (SP)

O município de Rio Claro (SP) recebeu no sábado, dia 10 de agosto, na praça do Jardim Público, na área central, o evento “Caminhão Conhecendo os ODS”, que tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre o que são e como impactarão o futuro da humanidade os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em conjunto com 193 países. Cerca de 4.371 pessoas visitaram o local e conheceram os 17 ODS, além de contarem com atividades relacionadas à saúde, educação, emprego, empreendedorismo, com fomento à preservação Ambiental.

Foram implantadas 17 tendas, uma para cada ODS, com informações sobre o tema e esclarecimentos. O Consórcio PCJ esteve presente na tenda que atentava para o ODS 13 – Mudanças climáticas, na qual técnicos da entidade apresentaram, com o auxílio de uma maquete, a importância da preservação da cobertura vegetal às margens de rios e nascentes como forma de garantir a sustentabilidade hídrica e combater os efeitos dos eventos climáticos extremos.

Representando o Consórcio PCJ estiveram o Presidente do Conselho Fiscal e vereador do município de Rio Claro, Julio Lopes, a gerente técnica, Andréa Borges, e o gerente de sensibilização e comunicação, Murilo Sant’Anna.

Com a maquete foi possível expor as diferenças de escoamento da água da chuva em terrenos com cobertura vegetal, onde a mesma infiltra no solo e recarrega o lençol freático, e em áreas sem cobertura vegetal, onde além da água não abastecer o lençol, carrega sedimentos para os rios em velocidade, causando assoreamento e rápido aumento do volume de água nos leitos dos cursos d’água, com consequente transtornos com alagamentos em áreas urbanas.

Os visitantes da tenda do Consórcio PCJ tiveram ainda mais informações sobre os impactos das mudanças climáticas nas Bacias PCJ, que tem acarretado eventos hidrológicos extremos, com fortes e volumosas chuvas ocorrendo em um curto espaço de tempo, assim como a ausência de chuvas durante longos períodos.

Para a gerente técnica do Consórcio PCJ, a iniciativa permitiu aos visitantes terem maior familiaridade com os ODS e intensificar o senso de preservação do meio ambiente na população. “Todas as pessoas que passaram pela nossa tenda se mostraram preocupadas com a preservação das florestas e como isso pode impactar nosso futuro”, comentou Andréa.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Júnior, durante a abertura do projeto, um dia antes, na sexta-feira (09), comentou a necessidade de levar informação sobre o tema à população. “São 17 pilares que temos de trabalhar até 2030 e nesse quesito Rio Claro se destaca, pois, colocamos como prioridade o trabalho de temas importantes como esse com os alunos e jovens, para que levem essa sensibilização para suas famílias”, atentou.

“O evento na cidade superou todas as nossas expectativas. Somos muito gratos a todos em Rio Claro que colaboraram com o evento, nos ajudaram a levar essa mensagem do desenvolvimento sustentável, um caminho seguro para garantirmos qualidade de vida não só para esta, mas também para as próximas gerações”, disse o gerente geral da NTICS Projetos, Abílio Martins, responsável pela realização do projeto do Caminhão dos ODS.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo