Consórcio PCJ 27 anos Juntos na Gestão da Água

No dia 13 de outubro de 1989, 11 municípios da região das Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), se uniram em prol da água ao fundarem o Consórcio PCJ. Inspirados pela Campanha Ano 2000, movimento da segunda metade da década de 1980 que pleiteava melhoria nos mananciais da região, os municípios fundadores de Americana, Amparo, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Cosmópolis, Jaguariúna, Pedreira, Piracicaba, Rio Claro e Sumaré, deram início a uma mobilização frente a necessidade urgente de melhor gestão dos recursos hídricos.
A entidade nasceu com planejamento inicial de atividades com horizonte até o ano de 2010 e atingiu completamente as metas propostas, tendo realizado inclusive ações adicionais ao programa de trabalho proposto.

Muitos são os destaques positivos para as Bacias PCJ com a criação do Consórcio PCJ. Os pilares, saneamento, reflorestamento e gestão, apresentam dados contundentes nesses anos todos de atuação da entidade. O esgoto tratado saltou de 3% para 72%, com índices de coleta próximos a 90%, as perdas hídricas que em 1989 estavam acima de 50%, hoje, estão em 37% de média na região, mais de 2,6 mil hectares de matas ciliares foram recuperadas com o plantio de 4,2 milhões de mudas, na área de gestão podemos destacar os acordos estabelecidos no gerenciamento do Sistema Cantareira, que garantiu vazões firmes para as Bacias PCJ, além das mais de 4 milhões de pessoas que de forma direta ou indiretamente já passaram por capacitação de Educação e Sensibilização Ambiental em gestão dos recursos hídricos.

Recentemente, com os avanços promovidos nessas várias áreas da gestão dos recursos hídricos na nossa região, conseguimos o feito inédito de promover o primeiro reenquadramento de classe de um rio nas Bacias PCJ, exatamente num trecho do Rio Jundiaí, compreendido entre a foz do ribeirão São José e a foz do córrego Barnabé, que passou de classe 4 para classe 3, permitindo o seu uso novamente para abastecimento público.

Mais do que esses dados concretos de melhoria dos mananciais das Bacias PCJ, o grande feito do Consórcio PCJ foi despertar a atenção da comunidade, poder público e privado, sobre a problemática da água e seus impactos não só ambientais, mas econômicos e sociais.

Atualmente, somos 42 municípios e 32 empresas que juntos desenvolvemos ações de recuperação e preservação nas Bacias PCJ e, também, replicamos para outras regiões, tanto do Brasil quanto do exterior, por meio de nossas parcerias internacionais com o Conselho Mundial da Água e as diversas redes de Organismos de Bacias, brasileira, latino-americana e internacional (Rebob, Relob e Riob).

Este ano, o Consórcio PCJ apresentou aos seus associados e à comunidade a sua Matriz de Planejamento Estratégico com horizonte até 2035, que balizará os próximos planos bienais da entidade, além de propor as 22 Metas para a Sustentabilidade Hídrica Futura frente aos Desafios Climáticos. O Consórcio foca sua atuação para os próximos anos na segurança hídrica, já que estudos de diversos fóruns mundiais sobre o tema atentam que as mudanças climáticas podem comprometer gestão da água em todo o planeta.

Os desafios ainda são inúmeros para a gestão dos recursos hídricos, tanto no que tange a gestão por bacia hidrográfica como no âmbito nacional e internacional. Mas, o Consórcio PCJ está atento a isso e à necessidade de garantir água de qualidade e em quantidade para as futuras gerações. Graças ao apoio de nossos associados municípios e empresas, conseguimos avançar nesse sentido e assim conseguiremos avançar com nossas metas futuras. Porque juntos na gestão da água somos fortes!

O nosso agradecimento especial a cada um de nossos associados que em 27 anos tem ajudado o Consórcio PCJ na luta pela água. São eles:

Municípios: Americana, Amparo, Analândia, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Camanducaia, Campinas, Capivari, Cordeirópolis, Corumbataí, Cosmópolis, Extrema, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Ipeuna, Iracemápolis, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracaia, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Gertrudes, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos, Vargem, Vinhedo.

Empresas: Agrícola Monte Carmelo, Águas do Mirante, Ajinomoto, Ambev, ArcelorMittal, CPFL Renováveis, CPIC Fiberglass, DAE Jundiaí, Elektro, Estre, Evonik, Goodyear, International Paper, Invista, Klabin, Leão Alimentos, Nivea, Odebrecht Ambiental, Petrobras, Pirelli, Raizen – Usina Costa Pinto, Raizen – Usina Santa Helena, Rhodia, Rigesa/Westrock, Sabesp, Sanasa, Sherwin Williams, Unilever, Usina Ester, Usina Furlan, Valeo, Ypê.

aniversario_27anos

 

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo