Sala de
IMPRENSA

Página Inicial » Notícias

Consórcio PCJ: 21 anos de luta por água de qualidade e em quantidade para nossas bacias

14 outubro 2010



 

14/10/2010

Há 21 anos atrás, em 13 de outubro de 1989, era criada uma entidade com foco na recuperação e preservação da água para a nossa região: o Consórcio PCJ. À época, as bacias viviam num estado de atenção quanto à disponibilidade hídrica para o desenvolvimento da região, que hoje estima-se com cinco milhões de habitantes.

Naquela época apenas 3% do esgoto doméstico produzido era tratado e as perdas hídricas dos serviços de água passavam dos 50%, ou seja, metade da água captada se perdia pelo caminho.

Com a forte atuação do Consórcio PCJ nesses 21 anos de existência, hoje as bacias PCJ coletam quase 100% do esgoto doméstico e tratam 50%, com meta de chegar a 2014 com 100% de tratamento também, o que gerou uma demanda nova em saneamento para os municípios: um destino mais sustentável para os lodos de ETAs e ETEs. Um estudo foi encomendado pelo Consórcio PCJ e está em andamento, atualmente.

O Programa de Combate às Perdas Hídricas reúne-se sazonalmente para a troca de experiências na área entre os serviços de água da região. Tal iniciativa tem se refletido na queda do índice de perdas, passando dos 50% para 37%, com municípios apresentando dados de abaixo de 20%, demonstrando que é possível obter sustentabilidade financeira para índices baixo de perdas.

O Programa de Educação Ambiental completou 16 anos de implantação do pioneiro Projeto Semana da Água e ao lado de parcerias com a iniciativa privada, como no caso do “Eu uso e não abuso” – projeto de capacitação sobre reuso e aproveitamento de água chuva – firmado com Petrobras/REPLAN, já capacitou dois milhões de alunos da rede pública das bacias PCJ. Mais de três milhões de mudas de espécies nativas foram plantadas pelas ações de reflorestamento do Programa de Proteção aos Mananciais.

O Consórcio PCJ cresceu e atinge sua maturidade focado nas novas necessidades das bacias PCJ e na consolidação de um crescimento sustentável, com água em quantidade e qualidade para a região. “A água é um bem precioso para a humanidade, principalmente, numa bacia com as carências como a nossa”,  pontua o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini.

O Secretário Executivo da entidade, Dalto Favero Brochi, completa. “A semente do Consórcio PCJ foi lançada lá trás e cultivada com carinho e dedicação pelos dirigentes e colaboradores durante todo esse tempo”.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  


VOLTAR



Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?