Consorciados comemoram o Dia Mundial da Água com eventos ambientais

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, empresas e municípios associados ao Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) realizaram nos últimos dias diversos eventos voltados à gestão dos recursos hídricos.  As atividades promovidas pelos consorciados também fazem parte do Projeto Semana da Água, desenvolvido anualmente pelo Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, como forma de emancipar a consciência preservacionista da sociedade.
 
Este ano, palestras, visitas técnicas, encontros, feiras ecológicas, dentre outras ações, fizeram parte da lista de eventos comemorativos ao dia 22 de março. A data, escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, é destinada à discussão dos diversos temas relacionados à preservação e conservação da água.  O tema da ONU para o Dia Mundial da Água desse ano foi “Água e segurança alimentar”.

O Projeto Semana da Água do Consórcio PCJ não está restrito à semana de comemorações do Dia da Água. As atividades realizadas durante essa semana representam somente o início das ações que deverão ser desenvolvidas durante todo o ano. Em 2012, o tema escolhido pelo Consórcio PCJ foi a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada em junho no Rio de Janeiro.

Dando início à Semana da Água desse ano, relacionamos algumas atividades encaminhadas ao Programa de Educação Ambiental pelos agentes de interlocução, quanto às ações que os municípios e empresas consorciadas promoveram durante essa semana comemorativa.

O Departamento de Meio Ambiente do município de Amparo, utilizando o calendário ambiental do SAAE (Saneamento Ambiental), promoveu intervenções nas escolas, devido à comemoração do Dia da Água.  Os alunos, com apoio da Secretaria de Educação, desenvolveram atividades voltadas à preservação dos recursos hídricos do município e do planeta.
 

 

A SANASA/Campinas promoveu uma ação de conscientização na Lagoa do Taquaral, com distribuição de cerca de 6 mil copos de água e filipetas explicativas sobre a importância de economizar e não desperdiçar a água. As filipetas da Sanasa também foram distribuídas por outras empresas, como a rede de fast-food McDonald’s, que as entregou aos seus clientes.


 
O município de Itupeva, através de seu departamento de Meio Ambiente, organizou uma EcoFeira na praça central da cidade. O evento contou com barracas informativas sobre a coleta e reuso de materiais, além de oficinas de artesanato, que apresentaram grande movimentação de público o dia todo.

 
Palestra, espetáculo teatral e visita técnica foram as atrações escolhidas pela DAE S.A. de Jundiaí para comemorar o Dia Mundial da Água. O documentarista e mergulhador Lawrence Wahba, que realizou palestra no auditório Planeta Água, na sede da DAE, propôs uma reflexão sobre a importância deste bem natural na vida das pessoas.
 

 
Professores e coordenadores do município de Limeira realizaram visitas técnicas às Estações de Captação, Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE), além de palestra e visita monitorada ao Parque da Cidade.  O treinamento faz parte da abertura da Semana da Água 2012, organizada pelas Secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades e da Educação, com o apoio da concessionária Foz do Brasil. 
 

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Monte Mor promoveu um plantio de mudas com os alunos da Escola Municipal “Moacyr Vitório Forchetti”, em comemoração à Semana da Água. As crianças acompanharam o plantio de 70 árvores, aprendendo como é o processo do plantio das mudas e a importância da água. 

No município de Nova Odessa, a Coden organizou as comemorações e recebeu centenas de alunos das escolas municipais em sua ETA (Estação de Tratamento de Água). O primeiro grupo a participar das atividades foram os 22 alunos do Projeto “Agentes Ambientais Escolares”.
 

O município de Rio Claro realizou uma série de atividades comemorativas ao Dia da Água, compreendendo plantio de árvores, soltura de alevinos, realização de mesa redonda, exposições, oficinas, palestras, exibição de documentários, dentre outros. O evento foi realizado pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEPLADEMA) e contou com o apoio das demais secretarias municipais, da Câmara Municipal, da UNESP, da Foz do Brasil, do DAAE, e de outras entidades locais.
 

Cerca de 1000 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares participaram da caminhada em comemoração ao Dia Mundial da Água, organizado pela Prefeitura de São Pedro e o Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
 

O município de Sumaré, através da Secretaria de Educação, promoveu diversas atividades com os alunos sobre os benefícios do uso consciente da água e os malefícios de sua poluição, através de contação de histórias, confecção de livros, pintura, exposição de painéis e utilização da água no Jardim Sensorial. 
 

O Município de Valinhos realizou o evento “Água e Sustentabilidade”, que contou com a participação de diversas entidades privadas e ONGs, e com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Departamento de Água e Esgoto. Foram realizadas diversas exposições, apresentações culturais e visitas monitoradas pelo município. 
 

Além de contar com uma visita a estações de tratamento de água e esgoto, a prefeitura de Vinhedo aproveitou as comemorações do Dia da Água para fazer o lançamento do concurso de desenho da Semana da Água 2012. A ação – que será feita conjuntamente pelas secretarias de Educação, Meio Ambiente e Urbanismo e pela autarquia de Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi) – terá como tema “A importância da água em nossa vida” e será destinada a todos os estudantes matriculados nas escolas municipais da Prefeitura de Vinhedo.

Dia Mundial da Água 2012

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo