Conselho Fiscal mobiliza as Bacias PCJ para promover grande abaixo assinado por mais água do Cantareira

Uma grande articulação está sendo organizada na comunidade das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), e pretende colher assinaturas em prol de mais água do Sistema Cantareira pela sustentabilidade hídrica da região. A iniciativa foi tomada pelo Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, composto por representantes das Câmaras Municipais das 43 cidades associadas à entidade, que desencadeou o processo de elaboração de moções de apoio por todas as Câmaras Municipais das Bacias PCJ à Proposta de Renovação da Outorga do Sistema Cantareira, elaborada pelo Consórcio PCJ.

Na última sexta-feira, dia 22 de novembro, o Presidente do Conselho Fiscal, José Júlio Lopes de Abreu, o Julinho Lopes, encaminhou um ofício aos Conselhos Municipais de Meio Ambiente (COMDEMA) dos municípios das Bacias PCJ com uma proposta de abaixo assinado que incorpora as manifestações sobre a renovação da outorga do Cantareira de entidades, comunidade e imprensa, em eventos específicos.

O abaixo assinado reivindica que as vazões do Sistema Cantareira sejam ampliadas de forma a garantir a sustentabilidade hídrica da região, conforme estabelece a deliberação 190/13 dos Comitês PCJ, projetando em caso de eventos extremos o envio de no mínimo 12m3/s a jusante dos reservatórios, com aumento progressivo ao longo dos anos.

O documento solicita, também, linhas de financiamento para construção de reservatórios municipais, a conclusão do reservatório do ribeirão Piraí, em Santo, o fortalecimento e ampliação de programas de educação ambiental e de combate às perdas nos serviços de abastecimento.

O abaixo assinado reivindica ainda o estabelecimento de uma Parceria Público Privado (PPP) ou modelo similar, com a assinatura da contratação antes mesmo do documento final da renovação da outorga do Sistema Cantareira, para a construção dos reservatórios nos Rios Camanducaia e Jaguari, como também o sistema adutor, sendo assumidas pelos Governos de Minas Gerais e São Paulo, União e Usuários das Bacias PCJ e Alto Tietê.

Uma alternativa para a construção desses dois reservatórios e do sistema adutor, caso o Governo de São Paulo não possua recursos, é a acatar a sugestão da Câmara Técnica Rural dos Comitês PCJ, que aconselha a criação de uma taxa de R$ 0,01 por metro cúbico sobre a quantidade de água transferida do Sistema Cantareira para São Paulo, destinado ao aumento de disponibilidade hídrica no sistema.

Os COMDEMAs e demais representantes da comunidade que queiram organizar o abaixo assinado na sua localidade devem colher as assinaturas até o dia 14 de janeiro e encaminhá-lo ao comitê organizador ao Comitê organizador deste movimento, tendo como referência o endereço Rua 3, nº 945, Centro – CEP: 13500-907, Rio Claro (SP), aos cuidados do Gabinete do vereador Julinho Lopes. Existe a previsão que no dia 22 de janeiro, uma comitiva composta pelas entidades que promoveram o documento e coleta de assinaturas do mesmo, se dirigirá ao Palácio dos Bandeirantes, na capital, para promover a entrega do Abaixo Assinado ao governador Geraldo Alckmin.

Na renovação da outorga do Cantareira, em 2004, essa mesma iniciativa foi realizada pela comunidade das Bacias PCJ com a participação de COMDEMAs, Clubes de serviços (Rotary e Lions), inclusive com a participação da imprensa, com alguns veículos tendo suas sedes funcionando como ponto de coleta de assinaturas.

O objetivo agora em reaver essa iniciativa é sensibilizar a sociedade das Bacias PCJ sobre o risco que corre o abastecimento público, industrial e rural, caso obras e ações de mudança no trato com a água não sejam realizadas nos próximos anos. Segundo o Plano Diretor de Abastecimento da Macrometrópole, se houver a ocorrência nos dias atuais da seca que aconteceu entre 1953 e 1956, considerada o pior evento extremo no período histórico, a região metropolitana de Campinas seria abastecida em apenas  20% do tempo e secaríamos os reservatórios do Sistema Cantareira, sendo também altamente penalizados os municípios das Bacias PCJ.

O momento é de união e busca de soluções conjuntas para as Bacias PCJ e do Alto Tietê. Por isso a importância do envolvimento de todos. Os veículos de imprensa e demais representantes da comunidade que queiram aderir ao movimento devem enviar um e-mail para assinacantareira@gmail.com, se apresentando como interlocutores e responsáveis pela distribuição e coleta das listas de assinaturas do abaixo assinado para divulgarmos a toda região.

Uma comprovação que a solicitação do Consórcio PCJ está correta é que, atualmente, em pleno mês de novembro, estão sendo liberados do Sistema Cantareira 11m3/s para as Bacias PCJ e operando a 31% de sua capacidade, quando em anos anteriores, registravam-se percentuais  superiores a 60%.

O abaixo assinado reforça a necessidade das Bacias PCJ e Alto Tietê manterem procedimentos de racionalização em períodos de estiagem, uma vez que as chuvas no atual período estão abaixo das médias mínimas dos últimos anos.

Segue em anexo o modelo de abaixo assinado que está sendo distribuído para essa campanha em prol da sustentabilidade hídrica do Sistema Cantareira e econômica do primeiro e terceiro parques industriais do Brasil.

O Conselho Fiscal do Consórcio PCJ é formado por representantes das Câmaras de Vereadores dos 43 municípios associados à entidade e tem a função de apreciar e fiscalizar as contas e as atividades da entidade.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

19 de novembro de 2025

Os ganhadores serão conhecidos durante o Seminário de Avaliação que acontecerá no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP) O…

18 de novembro de 2025

Categoria é voltada às Organizações não associadas ao Consórcio PCJ Os projetos “Gerenciamento de Recursos Sólidos”, da Hyundai Motor Brasil, “A Arte de Inovar com…

18 de novembro de 2025

Premiação acontece em 28 de novembro no Jardim Botânico Plantarum, espaço que os participantes poderão conhecer de forma gratuita O Seminário de avaliação do Projeto…

Pular para o conteúdo