Conselho Fiscal do Consórcio PCJ se reúne para avaliar orçamento e disponibilidade hídrica em 2018

O Consórcio PCJ realizou na última segunda-feira, dia 04, reunião do Conselho Fiscal da entidade para apresentar o orçamento 2018. Foram, também, assuntos da pauta do encontro os preparativos para 8º Fórum Mundial da Água e o planejamento da atuação do Conselho para o próximo ano. A ocorrência de eventos extremos e os reflexos para a disponibilidade hídrica nas Bacias PCJ e no Sistema Cantareira para 2018 também chamaram a atenção dos conselheiros.

A abertura da reunião foi realizada pelo Presidente do Conselho Fiscal e vereador do município de Rio Claro, Júlio Lopes, e pela subsecretária executiva, Jussara Cordeiro.

O coordenador técnico, José Cezar Saad, apresentou aos conselheiros a atual situação das precipitações de chuva nas Bacias PCJ, que estão acontecendo até o momento abaixo da média histórica. “A região tem registrado com bastante evidência a ocorrência de eventos extremos, ou seja, grande quantidade de chuvas num determinado período e longos períodos de seca, o que está comprometendo a disponibilidade hídrica desse ano, com potencial de acarretar reflexos para 2018”, disse Saad.

Exemplo disso é que boa parte dos pontos de medição de pluviometria das Bacias PCJ apresentaram volumes acima da média no último mês de novembro, como no caso de Campinas, que choveu 215,55 mm, quando a média para esse mês nesse ponto é de 118 mm. No entanto, as precipitações entre julho e outubro ficaram muito abaixo da média histórica. O mês de setembro, por exemplo, as chuvas ficaram no mínimo 50% abaixo da média.

Saad também atentou para outro comportamento climático: o aumento das médias anuais de temperatura nas Bacias PCJ. Segundo ele, 2016 foi mais quente que 2015, esse ano será mais quente que 2016 e tudo indica que esse comportamento deve se repetir em 2018. “O aumento da temperatura causa reflexos significativos na disponibilidade de água, já que esse comportamento climático aumenta a evaporação da água em rios e represas, além de ampliar o consumo de água”, destacou.

O coordenador técnico indicou aos conselheiros ficarem atentos para as precipitações no verão que serão de fundamental importância para definir a reserva de água que teremos para enfrentar a estiagem em 2018 e indicou ações de sensibilização e fomento ao uso racional de água na comunidade.

Fórum Mundial da Água

O Consórcio PCJ também apresentou aos conselheiros ações de preparação para o Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 18 a 23 de março, em Brasília (DF). A entidade contará com um estande de 54 m² na feira técnica do evento com espaço para apresentação de experiências e um mini auditório. Foi sugerido aos conselheiros a oportunidade de realização de Encontro do Conselho Fiscal no espaço do Consórcio PCJ, além da possibilidade de compartilhamento de experiências e atividades dos membros.

A secretaria executiva também expôs os valores de inscrição para o Fórum, que possuem preços diferenciados por lotes com datas até 15 de dezembro, 28 de fevereiro e de 01 a 23 de março. Os valores vão de R$ 350,00 a R$ 1.490,00, a depender da data que foi efetivada a inscrição, e de quantos dias de participação no evento se deseja.

Também foi exposto aos conselheiros formas de participação através do “Mercado de Soluções”, por meio do envio de experiências que promovam restaurações ambientais inovadoras com a participação da comunidade, e do Festival de Filmes “A voz dos Cidadãos”, que premiará vídeos com o tema “Compartilhando água”. As duas iniciativas estão com inscrições abertas até o dia 22 de dezembro.

Atividades do Conselho Fiscal para 2018

Os conselheiros já deixaram agendadas três novas reuniões do Conselho Fiscal para o mês de fevereiro, abril e junho de 2018, que serão realizadas nas Câmaras Municipais de Monte Mor, Cordeirópolis e Hortolândia. A intenção é que os conselheiros se reúnam mais vezes no próximo ano para debater outros assuntos além de auditar as contas do Consórcio PCJ.

Sobre o Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal do Consórcio PCJ é formado por dois representantes de cada uma das Câmaras de vereadores dos municípios associados à entidade e tem a função de apreciar e fiscalizar as contas e as atividades da entidade.

Nos últimos anos, o Conselho tem se engajado fortemente com a promoção de políticas e ações na gestão de recursos hídricos, como a realização do “Abraço ao Cantareira”, durante a crise hídrica, com objetivo de sensibilizar o governo e a comunidade sobre a situação dos reservatórios do Sistema Cantareira.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo