Conselho Fiscal aprova contas do ano de 2009 do Consórcio PCJ

 

O Consórcio PCJ promoveu no dia 04 de fevereiro reunião de seu Conselho Fiscal para apreciação e aprovação das contas de custeio, assim como o balanço contábil e Patrimonial da entidade para o exercício de 2009. O Conselho fiscal é composto por vereadores dos 43 municípios consorciados e tem como função auditar e fiscalizar as contas da entidade.

A subsecretária executiva e responsável pela gerência administrativa, Jussara Cordeiro Santos, apresentou os números do balancete e informou que o Consórcio PCJ está totalmente adimplente com obrigações trabalhistas, impostos e fornecedores. Suas contas foram consideradas regulares pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

A Agência de Água PCJ também apresentou seus dados financeiros ao conselho e ambas as informações, tanto do Consórcio como da Agência foram aprovadas.

Foi apresentado também aos membros do conselho o relatório de atividades de 2009, do qual pode verificar-se que o Consórcio PCJ atingiu as metas do Plano de Atuação 2009/2010 em praticamente um ano. Ao final o Coordenador de Projetos, Alexandre Vilella e a Coordenadora de Educação Ambiental, Andréa Borges, apresentaram alguns dados sobre a parceria Petrobrás/REPLAN que atua em duas frentes: reflorestamento e recuperação de mata ciliar e Educação Ambiental.

O projeto de reflorestamento envolve a bacia do rio Camanducaia e plantará cerca de 200 mil mudas. O programa de educação ambiental atendeu a dois públicos, o formal e não formal, totalizando mais de 400 pessoas de 50 municípios da região.

O Consórcio PCJ aproveitou a ocasião para inaugurar oficialmente as obras de maior acessibilidade para deficientes físicos no auditório da sede da entidade em Americana, ao lado do vereador do município, Reinaldo Chiconi.

Foram instaladas rampas de acesso à entrada principal do auditório e um banheiro exclusivo para deficientes físicos. Para o vereador Chiconi, que também é cadeirante, o exemplo do Consórcio deve servir de exemplo para outras empresas e entidades. “Eu fiz o teste, está excelente. Os acessos estão seguindo as normas da ABNT. A rampa está com aclive correto para descer e subir. Quanto ao banheiro também pude verificar que o espaço está condizente com a necessidade de um deficiente físico. O Consórcio PCJ está de parabéns”, comentou ele.

O vereador também comentou a importância de facilitar os acessos em prédios e vias públicas no Brasil. “Hoje, o poder público, as empresas privadas estão se conscientizando, a gente percebe que as adaptações estão sendo realizadas. Temos muito a avançar ainda, mas já conquistamos bastante, além dessas iniciativas serem exigidas por lei”, lembrou Chiconi.

Com mais essa adequação, o Consórcio PCJ tem suas instalações voltadas a utilização e visitação pública adequadas aos deficientes físicos, como o que já ocorre na Casa Modelo Experimental.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo