Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água reconheceu os destaques do ano, menção honrosa e concedeu o Prêmio Sua Gota faz a Diferença
O Museu da Água de Indaiatuba voltou a receber, após quatro anos, o Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’Água, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ. Na ocasião, foram reconhecidas as melhores iniciativas realizadas no âmbito do projeto, em 2022, divididas em três categorias: vídeos, desenhos e podcasts, todos realizados e produzidos pelos alunos participantes do projeto, de ensino fundamental e médio. As fotos do evento podem ser baixadas pelo Google Drive e clicando aqui.
Na categoria vídeo, o grande vencedor do “Prêmio Sua Gota Faz a Diferença” foi a EMEIEF Paulo Koelle Doutor, do município de Rio Claro. Receberam o certificado de Destaques do Ano 2022, a EMEIEF “Profª Maria Aparecida de Luca Moore” de Limeira, e EMEB Profª Maria Ap. Toledo Strazzacappa de Cosmópolis. Ainda foram reconhecidas com o certificado de Menção Honrosa, a EMEFEI Paulo Azenha, de Nova Odessa, e a Secretaria de Meio Ambiente UEAP de Americana.
A ganhadora do “Prêmio Sua Gota Faz a Diferença” na Categoria Desenho, foi a EMEF Prof.ª Alzira Ferreira Delegá de Nova Odessa, com o desenho produzido pelo aluno Miguel Augusto Vieira de Souza. Foram reconhecidas com certificado de Destaques do Ano 2022, a escola ADI Geraldo Rocha Campos, de Santa Barbara d’Oeste, com o desenho feito pela aluna Júlia Maria Mosna, e a EMEF Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, de Hortolândia, com o desenho produzido pela aluna Kemely Garcia Alves Ferreira. Receberam a menção honrosa, a EMEF Pe. José Narciso Vieira Ehrenberg, de Campinas, com o desenho realizado pelo aluno Thiago Félix, e a EMEF Prof.ª Nilva de Lourdes Rocha Oliveira, de Santa Gertrudes, com o desenho feito pelo aluno João Pedro Miranda.
Por fim, na categoria de Podcast, a EMEF Prof.ª Marleciene Priscila Presta Bonfim, de Hortolândia, ficou na primeira colocação e levou o “Prêmio sua Gota faz a Diferença”. Os destaques do ano nessa categoria foram, a Secretaria de Meio Ambiente UEAP, de Americana, e a CEJA Prof.ª Yvone Poltronieri Santos ao lado da EM Prof.ª Maria Tereza Piva, de Jaguariúna. As menções honrosas ficaram: com a Prefeitura Municipal de Vinhedo – CEFORMI, e a EMEB Profª Maria Ap. Toledo Strazzacappa.
Próximo ano, Projeto Gota d’Água quer fomentar comitês mirins nas escolas
Em 2023, o Projeto Gota d’Água do Consórcio PCJ quer mobilizar as escolas participantes a fomentar a criação de comitês bacias hidrográficas mirins, para engajar desde cedo o jovem sobre a gestão de recursos hídricos. A iniciativa terá como tema: “Água para mim, Água para nós, Minha Voz no Comitê Mirim”. Mais detalhes serão apresentados na abertura oficial do projeto, na primeira quinzena de março de 2023.