Conheça as 80 fotografias selecionadas para exposição e finalistas aos prêmios do Concurso “Matas Ciliares Através de um click”

14/10/2011

As 80 melhores fotografias do concurso Matas Ciliares através de um click – 40 de cada categoria – foram escolhidas (confira ao final do texto as selecionadas) e seguem na disputa pelos prêmios do Concurso “Matas Ciliares Através de um Click”. O Concurso, promovido pelo Consórcio das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), contou com cerca de 200 fotos inscritas, que foram criteriosamente julgadas e ranqueadas. A premiação dos três melhores ”clicks” de cada categoria ocorrerá na sexta-feira da semana que vem, dia 21 de outubro, e dará início a exposição que durará até dia 30 do mesmo mês, no Armazém XIV, no Engenho Central de Piracicaba (SP).

O concurso tem como objetivo enaltecer a importância das matas ciliares em um cenário de desenvolvimento sustentável, além de comemorar os 20 anos de trabalho do Programa de Proteção aos Mananciais (PPM), dos 22 anos de fundação do Consórcio PCJ e do ano Internacional das Florestas.

As imagens enviadas foram divididas em duas categorias: fotos realizadas nas Bacias PCJ e fotos tiradas de outras regiões do Brasil e do mundo.

A comissão julgadora, contou com a presença de Carlos Zaith, fotógrafo especialista em esportes de ação e ecoturismo para revistas; Haroldo Palo, fotógrafo naturalista, diretor e produtor de documentários para National Geographic, da Editora Abril, e para a Tv Globo, também já realizou trabalhos para a o canal americano CNN; João Prudente fotojornalista da revista Terra da Gente; Monica Nunes, Editora do Portal Planeta Sustentável, da Editora Abril; Paulo Roberto Heise, fotojornalista e professor da Unimep-Piracicaba; Ronaldo Ribeiro, editor da revista National Geographic; e Tiago Altafini, fotojornalista e professor da Unimep-Piracicaba.

A cerimônia de premiação das fotografias, que acontecerá no dia 21, a partir das 10 horas, no Armazém XIV, do Engenho Central de Piracicaba (SP) será para convidados e a imprensa. Logo após a premiação, ao meio dia, a exposição será aberta ao público em geral e se estenderá até o dia 30 de outubro, acontecendo diariamente, das 9h às 18h, inclusive aos finais de semana.

O primeiro colocado de cada categoria, será premiado com uma máquina fotográfica Nikon D3100 (profissional) e uma viagem para a cidade de Bonito – MS, com acompanhante, hospedagem e pensão completa. Os Segundos colocados ganharão uma câmera fotográfica Nikon D3100, e os terceiros, uma Câmara Sony Cyber-shot T110.

A importância das matas ciliares e das florestas

As matas ciliares são de extrema importância para os rios no que diz respeito à manutenção e aumento da disponibilidade hídrica em uma bacia hidrográfica. As árvores possuem um poder de absorção de 50% da água que cai sobre uma floresta, uma vez que 20% elas absorvem para si próprias e 30% alimentam o lençol freático. Além disso, os outros 40% da água, são armazenados na copa das árvores, que por gotejamento infiltram no lençol freático e posteriormente abastecem nossos rios.

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas cobrem um terço da área terrestre, sendo que 1,6 bilhões de pessoas no mundo dependem de forma direta delas para sua subsistência. No Brasil as florestas representam 516 milhões de hectares.

O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ já plantou 3,5 milhões de mudas em mais de dois mil hectares de área recuperada nas bacias PCJ, em 20 anos de atuação. O Programa possui parcerias com viveiros para fornecimento de mudas em troca de sementes, saquinhos e outros insumos. Também foram realizados convênios com grandes empresas para realização de plantios, como os realizados com o apoio da AmBev, Sabesp e Petrobras/Replan.

Veja abaixo a lista dos 80 finalistas do Concurso

 

Bacia PCJ

Foto

Inscrito

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo