Confira a programação da 1ª Virada Ambiental em cada um dos municípios participantes

Ação proposta pelo Consórcio PCJ acontecerá no Dia Mundial do Meio Ambiente, na próxima terça-feira (05).

No próximo dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Consórcio PCJ realizará com o apoio dos municípios participantes do projeto Semana da Água 2012, a 1ª Virada Ambiental nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Ações de respeito ao meio ambiente e de conscientização na comunidade quanto à preservação serão executadas em várias cidades das Bacias PCJ.

Dos 38 municípios participantes do Projeto Semana da Água, 17 apresentaram propostas de atividades a serem realizadas com o envolvimento da comunidade para a Virada Ambiental. Estão participando da Virada os municípios de Americana, Analândia, Artur Nogueira, Cosmópolis, Cordeirópolis, Hortolândia, Itatiba, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Piracaia, Rio Claro, Santa Barbara D’Oeste, Santa Gertrudes, Sumaré e Vinhedo.

Diversas ações estão programadas para a participação da população: plantios de mudas de árvores nativas, teatros, palestras, exposição de fotos, Quiz em praça pública, entre outros. A programação completa por município pode ser obtida no site www.agua.org.br e nas mídias sociais do Consórcio PCJ: Facebook e Twitter (www.twitter.com/consorcio_pcj).

Abaixo segue a lista das atividades elencadas por municípios. Participe da 1ª Virada Ambiental nas Bacias PCJ! Mude seu modo de ver o meio ambiente.

Americana
9h00 – Visita à nascente modelo e orientação aos alunos do CIEP Jaguari abordando o tema preservação através da Secretaria de Meio Ambiente do Município e Ação Comunitária das escolas CAIC Prof. Sylvino Chinelatto, EMEF Darcy Ribeiro e CIEP Prof. Anísio Spínola Teixeira através da Secretaria de Educação.

Analândia
Exposição dos trabalhos e produções realizados pelo alunos da EMEIF Zezé Salles e aprsentação da peça teatral: “O que aconteceu com os contos de fadas” na EMEB José Bedenito Sodelli. Ao final serão entregues mudas frutíferas à população

Artur Nogueira
As secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente juntamente com Casa da Agricultura e o SAEAN promoverão a apresentação da peça: Teatro sobre a Dengue, na Praça Santa Rita de Cassia além de gincanas e produção de hortas suspenas em garrafas PET

Cosmópolis
Das 11h00 às 11h30 e 14h00 às 14h30 –  Escolas e Secretarias Municipais desligarão seus relógios de força por 30 minutos e os professores desenvolverão atividades e conversas acerca de questões ambientais durante esse período.

Cordeirópolis
10h00 às 12h00 – Quiz na praça central abordando questões ambientais e Rio +20

Hortolândia
8h00 – EMEF Helena
O CREAPE, em parceria com a escola do entorno, distribuirá semestes de girassol aos moradores da região, conscientizando-os sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Itatiba
8h00 às 15h00 – Doação de mudas

Limeira
9h00 e 14h00 – Apresentação circense – Pça Toledo de Barros
10h00 Palestra sobre impactos ambinetais na Transportadora Contato
9h00 às 16h00 – Feira de adoção de animais – Pça Toledo de Barros
14h00 e 17h40 – Pedágio Operação Inverno – Pça Toledo de Barros
19h30 Palestra Energia Sustentável – SENAC Limeira

Louveira
9h00 – Doação de mudas

Monte Mor
8h00 – Coleta Seletiva porta a porta nos bairros Jd Guanabara e Cidade Jardim

Nova Odessa
9h00 e 14h00 – Apresentação teatral “Página da Vida” a toda rede municipal oferecida pela CCR Autoban

Piracaia
9h00 e 15h00 – Plantio na rede municipal de ensino para a construção do espaço Rodas de Conversas

Rio Claro
9h00 às 12h00 – Visita monitorada para estudantes da rede municipal de ensino com apresentação de vídeos sobre conservação de nascentes e recuperação de mata ciliar
9h00 às 17h00 – Casa Aberta: ervas medicinais, certificação de produtos Orgânicosm Hidroponia, Compostagem, Minhocultura e Energia Solar – Casa da Agricultura
14h00 às 16h30 – Peixamento no Rio Corumbataí
19h30 – Confecção de sabão com aproveitamento de óleo de cozinha usado – Casa da Agricultura

Santa Barbara D’Oeste
16h00 – Plantio simbólico na ETE Toledos I

Santa Gertrudes
8h00 – Exposição de Fotos – Antes e Depois como resgate da história do município; Exposição de Couros de Peixes – Aproveitamento Sustentável com criatividade; Exposição Vegetação de Restinga no estado de São Paulo e a presença da base móvel da Polícia Ambiental apoiando as ações de Educação Ambiental. Palestra: a importância de esgoto para a saúde pública e meio ambiente; pantio de mudas; concurso de paródia com o tema Meio Ambiente; Apresentação teatral; Inpicio da Campanha de arrecadação de Óleos e Pilhas e Visitas a ETE.

Sumaré
9h00 e 14h30 – Palestra “Como será o nosso planeta se não preservarmos a natureza?” na Biblioteca Central e Bom Retiro
14h30 Plantio de árvores – EMEI Arco Íris

Vinhedo
19h00 – Premiação dos alunos participantes do Concurso da Semana da Agua 2012: “A importância da água na nossa vida”
Movimento de Conscientização em prol do Meio Ambiente
Alerta Vinhedo – 5 minutos de apagão
Coleta Seletiva de pilhas e baterias – Pça Santa’Ana
Faixas com frase de impacto: “Água nossa de cada dia dá-nos hoje e sempre a tua graça. Amém”
 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo