Evento aconteceu semana passada em Holambra (SP) e contou com a participação de autoridades do poder público e representantes dos setores privado e da sociedade civil
O município associado ao Consórcio PCJ de Holambra, recebeu na última semana, entre os dias quatro e oito de agosto, o 8º Conexidades, o maior evento de parceria público privada do país. Realizado no parque de exposições da ExpoFlora, o Conexidades contou com a participação de 10 mil pessoas, entre eles, 376 prefeitos, 98 vice-prefeitos, 1.394 vereadores, 182 primeiras-damas, 556 secretários municipais e 1.293 expositores, que debateram sobre diversos assuntos, tendo como base o tema central dessa edição: “Sustentabilidade: desafio e prioridade para as lideranças”.
O Conexidades trouxe para o centro das discussões temas mais urgentes do nosso tempo: a sustentabilidade como pilar essencial para o futuro dos municípios. Segundo os organizadores, “em um cenário de mudanças climáticas, escassez de recursos e crescente urbanização, pensar em cidades mais resilientes e sustentáveis deixou de ser uma opção, tornou-se uma necessidade”.
Daniel Fernando Mantovani, Diretor-presidente da AEGEA Mirante e membro da Diretoria do Consórcio PCJ, representou a AEGEA e a sua subsidiária, Águas de Holambra, que é a empresa de abastecimento, responsável pelos serviços de saneamento na cidade. Para ele, “participar do Conexidades é uma chance de reforçar o quanto o saneamento básico contribui para o desenvolvimento sustentável das cidades. O exemplo da Águas de Holambra mostra que é possível aliar eficiência, inovação e cuidado com o meio ambiente, garantindo saúde e qualidade de vida para a população. A cidade está 100% saneada, se destacando no cenário nacional que ainda apresenta atraso no setor. Para além dos resultados, estamos abertos a dialogar com outros gestores e construir juntos soluções para um futuro com mais segurança hídrica”.
Outro representante da Diretoria do Consórcio PCJ, o prefeito de Holambra e anfitrião do evento, Fernando Capato, comentou durante o encerramento do evento, no dia oito de agosto, que o Conexidades é um importante fórum de discussão sobre gestão e sustentabilidade. “Foram cinco dias intensos de aprendizado, diálogo e construção coletiva. Esse evento nos aproxima das melhores práticas da gestão pública e nos inspira a buscar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos. Recebemos aqui, durante este período, três governadores: Ratinho [Júnior, do Estado do Paraná], Tarcísio [de Freitas, de São Paulo] e Ronaldo Caiado [de Goiás], o que reforça a importância do Conexidades e de Holambra para todo o país”, declarou.
SOBRE O CONEXIDADES
O Conexidades é um evento anual que reúne representantes do setor público e privado para discutir temas relevantes para o desenvolvimento dos municípios brasileiros. O evento é organizado pela Multiplicidades, em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP).
O evento conecta gestores municipais, parlamentares, empresários e especialistas, com o objetivo de fortalecer a gestão pública, ampliar parcerias e impulsionar o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.
A primeira edição aconteceu em 2018, na cidade de Ubatuba (SP). Desde então, além de Holambra (2025), receberam edições anteriores, os municípios: São Carlos (2019), Olímpia (2021), Guarujá (2022), Jundiaí (2023) e São Sebastião (2024). A 3ª edição do evento, realizada em 2020, foi a única que foi realizada em ambiente online, devido à pandemia de Covid-19.
A organização do Conexidades está realizando visitas técnicas para a definição da cidade sede da próxima edição, em 2026. Mais informações, acesse o site: https://conexidades.com.br/