Apresentação da Orquestra Jovens Músicos acontece em teatros das cidades de Campinas, Piracicaba e Jundiaí e contam com o apoio do Consórcio PCJ
A Academia Jovens Músicos deu início na noite da última quinta-feira (06), no Teatro Oficina do Estudante, no Iguatemi Campinas, ao projeto “Jovens Músicos em Concertos pela Natureza” de forma gratuita e com o apoio de diversos parceiros, entre eles o Consórcio PCJ. A iniciativa contará ainda com outras duas apresentações: em Piracicaba, nessa sexta-feira (07), e outra em Jundiaí, no próximo domingo (09). As apresentações contam com a participação do solista Cármelo de Los Santos e do Maestro Anderson de Oliveira, e juntos à orquestra executam as obras “As Quatro Estações” de Antonio Vivaldi, e “As Quatro Estações Portenhas” de Astor Piazzolla.
Sobre o Espetáculo
O projeto Jovens Músicos em Concertos pela Natureza busca despertar a reflexão e inspirar a ação, conectando a arte à urgência da sustentabilidade. Através da música, a Academia Jovens Músicos alinha-se às diretrizes ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e convida o público a reconhecer o desafio que temos pela frente, a compreender o papel de cada um na proteção e transformação do planeta e a encontrar, na Agenda 2030 da ONU e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os caminhos para superar a crise.
Segundo os produtores, “como nas grandes narrativas heroicas, estamos saindo da nossa zona de conforto para enfrentar desafios e cumprir essa missão: despertar a consciência e incentivar a mudança”.
O evento pretende despertar nas pessoas a responsabilidades nas pequenas ações do cotidiano, mas que impactam o coletivo. Os organizadores convidam a reflexão em meio à apresentação musical, temas como: reduzir o desperdício de água e energia, consumir de forma consciente, proteção e recuperação florestal, coleta seletiva de resíduos, apoiar iniciativas sustentáveis e exigir políticas públicas ambientais como forma de contribuir para um mundo melhor e mais sustentável.
Entre cada ato das apresentações musicais vídeos de sensibilização ambiental são projetos para a reflexão da plateia. No total, o concerto tem duração de 90 minutos.
Os músicos
Cármelo de Los Santos desfruta de uma movimentada carreira como solista, camerista e pedagogo. Ganhou projeção nacional aos 16 anos quando foi o mais jovem vencedor do mais importante concurso músical brasileiro, o “VII Prêmio Eldorado de Música”, em São Paulo. Desde então, vem se apresentando como solista convidado de mais de 50 orquestras, incluindo a New World Symphony e as sinfônicas de Southern Missisipi, Santa Fé e New México.
Anderson de Oliveira é maestro, idealizador e coordenador da Academia Jovens Músicos. É formado em Composição e Regência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Após a graduação, aprimorou-se em regência sob a orientação dos renomados maestros Henrique Gregori e Roberto Tibiriçá. Em 2022, foi admitido para a final das competições internacionais Orchestra´s Conductors, na Romênia. Com vasta experiência na condução de orquestras e na formação de jovens músicos, Anderson tem sido uma figura essencial na democratização da música de concerto.
Quando e onde assistir
O primeiro concerto do projeto aconteceu na última quinta-feira (06), em Campinas, no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi e contou com a participação em torno de 300 pessoas. Hoje (07), a apresentação ocorre em Piracicaba, no Teatro Municipal Erotides de Campos “Teatro do Engenho”, com início às 20h. No domingo (09), o Teatro Polytheama, em Jundiaí, recebe o espetáculo, marcado para iniciar às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente pelo site www.sympla.com.br.
Consórcio PCJ e os Concertos pela Natureza
O Consórcio PCJ auxiliou os organizadores da iniciativa na produção dos conteúdos ambientais e de divulgação do projeto “Jovens Músicos em Concertos pela Natureza”. Durante as apresentações, o público é convidado a refletir sobre a questão ambiental e, em alguns momentos, em especial sobre a gestão e conservação da água, o que dialoga com a missão e visão da entidade.