Conceito de Cidades Inteligentes atrelado ao desenvolvimento sustentável é discutido em Piracicaba

As transformações político sociais atrelado às mudanças climáticas e seus desafios para o desenvolvimento sustentável foi o cerne dos debates da “Mostra e Seminário Cidades Inteligentes – 2017”, que aconteceu nos dias 08 e 09 de fevereiro, no teatro do Engenho Central de Piracicaba (SP). O Presidente do Conselho de Transição do Consórcio PCJ e representante da empresa Águas do Mirante, Fernando Humphreys, ao lado do secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, estiveram presentes ao evento e palestraram em painel sobre saneamento, que contou ainda com a participação do presidente do Semae Piracicaba, José Rubens Françoso, e teve mediação do professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Elcires Pimenta Freire.
Humphreys destacou a importância da união dos municípios na busca por soluções conjuntas para os desafios no saneamento, por meio de convênios ou consórcios intermunicipais. “O trabalho conjunto resolve uma série de questões de ordem prática e de escala. Por exemplo, quando os planos de saneamento são feitos para aplicação em um ou dois milhões de habitantes há uma redução de custo decorrente dessa escala”, explicou o presidente do Conselho de Transição. IMG_0983

O secretário executivo do Consórcio PCJ destacou os 20 anos da legislação de recursos hídricos no Brasil. “O país não estava preparado para ter uma política fantástica de gestão da água e ter recursos para gastar. Não tínhamos projetos e habilidades para captar recursos, isso fez que em algum momento tivéssemos críticas, mas hoje temos avançado e muito nessa questão, haja vista, os índices que as Bacias PCJ apresentam atualmente de atendimento de tratamento de água e esgoto”, pontuou Lahóz.

Ele ainda destacou o impacto da Política Nacional de Recursos Hídricos na gestão do saneamento. “Essa política tinha o desejo do saneamento ser autossustentável, por meio da tarifa real, com valores suficientes para o pagamento e capacitação dos funcionários, além de permitir investimentos em novas tecnologias para tratamento, reuso e redução de perdas hídricas”.

A “Mostra Seminário Cidades Inteligentes – 2017” teve como objetivo trazer soluções ao setor público com relação à energia, saneamento, resíduos e tecnologia, apresentando para a macrorregião Aglomeração Urbana de Piracicaba todo conceito de cidades inteligentes.

Homenagem a Nelson de Souza Rodrigues

A tarde do último dia do evento contou com a presença do engenheiro Nelson de Souza Rodrigues, de 95 anos, que foi um dos idealizadores da “Campanha Ano 2000 – Redenção Ecológica da Bacia do Piracicaba”, importante movimento da década de 1980 que acabou ocasionando a fundação do Consórcio PCJ. O movimento elaborou um documento homônimo entregue ao então governador do Estado de São Paulo na época, Orestes Quércia, no qual continha 32 reivindicações e 32 soluções na área de gestão dos recursos hídricos.

“Para mim é uma grande honra ter participado e contribuído com esse grande momento para Piracicaba”, afirmou Rodrigues a membros da Secretaria Executiva do Consórcio PCJ, presentes ao evento.

IMG_0998IMG_0999

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo