Comunicado da Secretaria Executiva

Prezados Municípios e Empresas associados, e demais parceiros,

Há momentos em que temos somente como alternativa a união e apoio de todos no enfrentamento de grandes problemas. Atualmente, o mundo confronta um dos seus maiores desafios ocasionado pela pandemia de coronavírus.

Medidas estão sendo tomadas pelos Governos na tentativa de evitar a expansão dos contágios por esse vírus, como a paralisação de atividades não essenciais devido à quarentena em diversas localidades do Brasil.

O Consórcio PCJ, por sua vez, trabalha prioritariamente com o desafio de manter a água em quantidade e qualidade, para todos os seus associados e comunidade em geral, item essencial à vida. O gerenciamento de recursos hídricos e saneamento é de vital importância nesse momento de enfrentamento da COVID-19, já que a eficiente e correta higiene das pessoas é central para combater a infecção pelo coronavírus.

Com o objetivo de melhorar o atendimento da entidade aos nossos Associados, nesse período conturbado pelo qual passamos, encaminhamos abaixo algumas informações importantes:

a)      Quadro de Funcionários do Consórcio PCJ, por área de atuação

Segue abaixo informações do quadro de funcionários do Consórcio PCJ e suas respectivas áreas de atuação, para que possam melhor direcionar suas demandas ou necessidades, mediante contatos via e-mail:

Equipe Técnica
Francisco Carlos Castro Lahóz – Secretário Executivo (francisco@agua.org.br);
Andréa Borges – Gerente Técnica (andrea.borges@agua.org.br);
José Cezar Saad – Coordenador de Projetos (jose.cezar@agua.org.br);
Flávio Forti Stenico – Assessor Técnico (assessoria.se@agua.org.br).

Equipe Administrativa
Jussara Cordeiro Santos – Gerente Administrativa e Subsecretária Executiva (jussara.cordeiro@agua.org.br);
Silmara Nonato – Financeiro (silmaranonato@agua.org.br);

Jurídico
Lilian Bozzi – Assessora Jurídica (juridico@agua.org.br).

Comunicação e Imprensa
Murilo Ferreira Sant’Anna – Gerente de Sensibilização e Comunicação (murilo@agua.org.br).b)     Coordenação dos Programas do Consórcio PCJ

b) O Consórcio PCJ possui 10 Programas que respeitam as diretrizes do Plano de Atuação da entidade, coordenados da seguinte maneira:

I. Gestão e Política de Recursos Hídricos: Apoia, contribui, implanta e participa dos sistemas nacional e estaduais de gestão da água, defendendo os interesses regionais e monitorando as propostas de revisão das Políticas de Recursos Hídricos e a aplicação dos recursos financeiros. Coordenação: Francisco Lahóz e Flávio Stenico.

II. Planejamento e Sustentabilidade para Ampliação das Disponibilidades Hídricas: Auxilia os demais programas no aspecto de sustentabilidade de cada um dos projetos em andamento e faz propostas ao Conselho Diretor quanto ao planejamento das ações voltadas à sustentabilidade hídrica da região no horizonte 2010-2030. Coordenação: Francisco Lahóz e Flávio Stenico.

III. Saneamento e Resíduos Sólidos: Auxilia na elaboração de estudos, projetos e diagnósticos, fomenta a criação de consórcios públicos específicos ao tema e realiza capacitações nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos. Coordenação: José Cezar Saad.

IV. Sistemas de Monitoramento das Águas: Apoia a elaboração e implantação de projetos que busquem alternativas para o abastecimento de água nos períodos de estiagem, e acompanha as discussões realizadas sobre o tema nas Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho dos Comitês PCJ. Coordenação: José Cezar Saad.

V. Proteção aos Mananciais: Capacita produtores rurais sobre a importância do reflorestamento, e presta auxílio aos associados na elaboração de projetos para recomposição florestal, sendo responsável pelo plantio de aproximadamente 4 milhões de mudas desde 1991. Coordenação: Francisco Lahóz, Andréa Borges e Flávio Stenico.

VI. Integração Regional: Desenvolve trabalhos regionais visando integrar temas relacionados à gestão da água, além de fomentar e apoiar ações por microrregiões ou sub bacias, por meio da realização de palestras, capacitações, acordos de cooperação e parcerias. Coordenação: Francisco Lahóz e Flávio Stenico.

VII. Educação e Sensibilização Ambiental: Desenvolve projetos de educação ambiental, tendo capacitado, desde 1994, cerca de 4 milhões de pessoas, distribuindo materiais didáticos para apoio aos educadores, como jogos, cartilhas, vídeos e cartazes. Coordenação: Andréa Borges.

VIII. Apoio aos Associados em Tecnologias e Sistemas de Gestão: Auxilia no desenvolvimento de projetos, atendimento à legislação ambiental, solicitação de outorgas, orientação quanto à contratação de fornecedores e especialistas, dentre outras demandas dos associados. Coordenação: Andréa Borges.

IX. Cooperação Institucional: Realização de parcerias e acordos de cooperação técnica com instituições nacionais e internacionais, visando trocar experiências e tecnologias, trazendo benefícios para a região e todo o país. Coordenação: Murilo Sant’Anna.

X. Parcerias para o Desenvolvimento de Programas Regionais: Auxilia municípios e empresas na captação de recursos financeiros, visando garantir investimentos na melhoria da qualidade dos corpos d’água e no aumento da disponibilidade hídrica das Bacias PCJ. Coordenação: Jussara Cordeiro Santos.

c) Conteúdos sobre o Consórcio PCJ

As atividades do departamento de Comunicação estão normais, inclusive para atendimento à imprensa. A diferença é que reuniões e encontros presenciais, assim como entrevistas, estão sendo realizadas por ferramentas digitais, tais como Skype, Google Meet, ou outros apps de comunicação instantânea. O conteúdo do site (www.agua.org.br) e das mídias sociais da entidade estão sendo atualizados normalmente. Para as próximas semanas, uma série de atividades e campanhas digitais serão veiculadas nesses canais. Os associados que quiserem disponibilizar conteúdos em nossos portais podem continuar a enviá-los pelo e-mail imprensa@agua.org.br.

d) Cursos EAD da Escola da Água

A Escola da Água e Saneamento (https://escola.agua.org.br) já disponibilizou novo curso à distância, “Resiliência aos Eventos Climáticos Extremos – Case Piscinões Ecológicos e Bacias de Retenção”, e a partir de abril outro será iniciado online: “Os ODS e a Agenda 2030”, como parte das capacitações do Projeto Gota d’Água 2020, que terá como tema “Os ODS na construção do mundo que queremos”. O projeto pretende capacitar educadores e alunos sobre a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Uma campanha será veiculada através de e-mail marketing convidando os associados a aproveitarem esse tempo que ficaremos em casa para se capacitarem sobre Recursos Hídricos e Saneamento, através da ferramenta Escola da Água. Além dos novos cursos mencionados acima, ainda há outros dois disponíveis e todos emitem certificado quando concluídos.

e) Atendimento e demandas especiais

Caso os associados tenham demandas especiais e urgentes, a Secretaria Executiva do Consórcio PCJ está à disposição para a realização de videoconferências ou reuniões pré-agendadas por Skype ou outra plataforma de comunicação.

Solicitações não urgentes, como consultas técnicas, entrevistas sobre novidades da área, lançamento de jornais virtuais, divulgação de conteúdos de interesse dos associados, dúvidas administrativas, entre outros, pedimos a gentileza de acionar diretamente o coordenador de programas em que se enquadre sua solicitação.

Esse comunicado é nossa primeira tentativa de estabelecer uma estratégia eficiente de contato entre nossa equipe e os associados, em especial nesse período que vivemos. Iremos mantê-los informados dos acontecimentos, com novas propostas e formas de vencermos juntos essa crise, que esperamos superar em parceria.

Sendo o que se apresenta para o momento, colocamo-nos a inteira disposição para mais esclarecimentos.
Atenciosamente,

Francisco Carlos Castro Lahóz
Secretário Executivo do Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo