Comunicado à Imprensa: Estiagem se intensifica e pode afetar disponibilidade hídrica

Consórcio PCJ emite alerta para agravamento da estiagem e possível redução da oferta de água nas Bacias PCJ nos próximos meses

O Consórcio PCJ emitiu, na última segunda-feira, dia 04, Nota de Alerta aos seus municípios e empresas membros sobre a insistente redução das precipitações durante o ano de 2022 nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), o que tem afetado a disponibilidade hídrica da região e com possíveis impactos à oferta de água, podendo, inclusive, ocasionar restrições de abastecimento nos próximos meses até o retorno do período chuvoso, que deve ocorrer apenas em outubro. Diante desse cenário, a entidade solicita o apoio dos órgãos de imprensa na divulgação desse alerta e de medidas para que a população auxilie com a redução e uso racional de água durante esse período de instabilidade.

Segundo dados da equipe técnica do Consórcio PCJ, apenas no mês de junho, as chuvas foram 59,8% abaixo da média histórica em toda a bacia hidrográfica. O índice pluviométrico médio do último mês foi de 20,14 mm, quando o esperado seria de 50,14 mm. Esse comportamento tem sido verificado em todos os meses de 2022, a exceção apenas de janeiro, quando as chuvas foram acima da média.

Essa queda acentuada das precipitações repercute na vazão dos mananciais. O Sistema Cantareira, principal reserva de água das Bacias PCJ, apresenta, atualmente, 39,7% de volume útil reservado, saindo da faixa de atenção para a de alerta, e a previsões para os próximos meses é de queda contínua desse volume devido à pouca ocorrência de chuvas, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar.

Nesse momento, é necessária campanha de conscientização sobre o cenário hidrológico para que a comunidade seja menos impactada possível, procurando evitar, assim, ver novamente as imagens de represas e rios secos, como na crise hídrica de 2014/2015.

O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira (SP), Mário Botion, atenta para a importância de uma mobilização para o enfrentamento de possíveis restrições de consumo. “A estiagem avança de modo muito intenso e é necessário que os municípios, empresas, o campo e a comunidade em geral estejam prontos para momentos de restrições e escassez de água nos próximos meses, por isso, o Consórcio PCJ pede que as prefeituras montem comitês de gestão de crise com a participação de diversos segmentos da sociedade e já tracem planos de ação e contingenciamento, também, contamos com o apoio da população em usar apenas o necessário durante esse período”.

Deste modo, o Consórcio PCJ solicita o apoio especial da imprensa regional em abordar de forma insistente a temática da estiagem 2022, promovendo junto da população a necessidade de cooperação no uso racional de água nesse momento. A entidade recomenda que as seguintes medidas sejam adotadas pelas pessoas:

  • Redução do tempo de banho diário para no máximo 5 minutos. Lembrar de desligar o chuveiro durante o processo de ensaboar-se e aproveitar ao máximo o tempo de banho com a menor quantidade de água possível. Estudos demonstram que 5 minutos de chuveiro ligado consomem 15 litros de água, enquanto 15 minutos somam 135 litros;
  • Não estranhe e nem fique enojado, faça xixi durante o banho. Uma descarga convencional pode gastar até 14 litros de água, e uma de caixa acoplada 6 litros;
  • Junte o máximo de louça possível para lavar tudo de uma vez só. Na pia, abra a torneira apenas para o enxágue. Se usar máquina, espere juntar a capacidade máxima para ligá-la;
  • Escove os dentes de torneira fechada. Elas podem consumir até 12 litros em 5 minutos;
  • Não lave carro durante esse período. Caso necessário, limpe-o com pano úmido, com água num balde. O uso da mangueira para a lavagem tem potencial para consumir 560 litros de água em 30 minutos;
  • Reutilize a água da máquina de lavar roupa para higienização do quintal e outras atividades de limpeza doméstica. Não lave o quintal e calçada com água da torneira, tratada;
  • Fique atento aos vazamentos na sua casa, pois, eles podem ocasionar uma média de perda de 45 litros de água por dia;
  • Instale redutores de vazão em torneiras antigas para evitar o consumo exagerado ou troque-as por modelos mais modernos que já vem com esses equipamentos instalados;
  • Ainda que as precipitações estejam abaixo do esperado é importante reservar cada gota que cair do céu. Colete água de chuva para a rega do jardim e lavagem do chão. Importante! Não esquecer de colocar pastilhas de cloro na água reservada para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

A equipe técnica do Consórcio PCJ se coloca à disposição para esclarecimento junto aos jornalistas e auxiliá-los no processo de sensibilização da comunidade.

O último Boletim sobre a Disponibilidade Hídrica, enviado aos membros do Consórcio, na última segunda-feira (04), continha sugestões de ações a serem adotadas por municípios e empresas, além de alertar que os cenários estudados para os próximos meses apresentam queda na oferta de água. Os municípios atendidos pelo Sistema Cantareira, enfrentarão dificuldades, mas conseguirão atravessar o momento de instabilidade. Porém, aqueles não atendidos por essa reserva estratégica, principalmente os que dependem de apenas uma fonte de abastecimento, serão severamente impactados pela queda de vazões dos mananciais.

O momento é de alerta e cooperação entre cidades, empresas, setor rural, população e a imprensa. Contamos com o apoio de todos.

Atenciosamente,
Secretaria Executiva – Consórcio PCJ.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo