Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia – SAAE estimula troca de torneiras e bacias sanitárias no município.

 A SAAE e a Prefeitura de Atibaia – associados ao Consórcio PCJ – lançam nesta quinta-feira (31/07), às 19h, no Espaço Serenella (Rodovia D. Pedro I, Km 75), um projeto pioneiro de gestão sustentável da água no município, cuja meta é reduzir em 50% o consumo do recurso natural nos prédios públicos da cidade.

Batizada de Ação Água, a iniciativa faz parte do Programa Atibaia Município Sustentável e visa, em meio à crise hídrica vivida nas regiões metropolitanas de São Paulo (RMSP) e Campinas (RMC), promover ampla substituição de dispositivos hidráulicos antigos por tecnologias mais modernas e econômicas.

“Ações como essa vêm para somar nossos esforços de estimular a comercialização de produtos economizadores de água e o consumo sustentável desse precioso recurso”, afirma Denis Perez Martins, presidente do Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (SIAMFESP), entidade que está promovendo a Ação Água em conjunto com a companhia local de abastecimento (SAAE), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO) e Instituto Brasileiro de Serviços e Tecnologia para a Habitação (IBSTH).

No total, o governo municipal vai instalar na primeira fase aproximadamente  1.800 torneiras economizadoras, 1.500 bacias sanitárias, 100 restritores de vazão para chuveiros e 100 arejadores de torneira nos edifícios do poder público.  Na segunda fase a população de baixa renda e entidades filantrópicas, por sua vez, receberão duas mil novas bacias.  Na terceira fase uma grande campanha de incentivo será lançada para que a população substitua as torneiras e bacias de suas residências.

“Pesquisas e estudos mostram que o banheiro é o vilão do desperdício. O mercado já oferece há muito tempo produtos economizadores, mas a adesão a esses produtos ainda é pequena. O objetivo da Ação Água é reduzir o consumo e o desperdício de água, além de incentivar uma mudança de cultura no município com a adoção de hábitos sustentáveis” destacou Fabiane Santiago Superintendente da SAAE Atibaia.

Ações semelhantes a essa já foram empregadas com sucesso em Los Angeles – por meio da redução de impostos para troca das bacias com consumo superior a seis litros – e em Nova York, que instalou mais de um milhão de novas bacias entre 1994 e 1996, gerando uma economia de 216 milhões de litros de água por dia.

A prefeitura e os demais parceiros do projeto também atuarão na conscientização do público geral sobre a necessidade de poupar os recursos hídricos, iniciativa relevante num país que gasta cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Atualmente, o Atibaia abastece 75% dos habitantes locais e 95% da população campineira. O rio, cujo nome em tupi significa “manancial de água saudável”, é um importante afluente das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e recebe o excesso das águas represadas pelo Sistema Cantareira.

Durante o lançamento da Ação Água, a SAAE, que está comemorando 45 anos, apresentará o primeiro Relatório de Sustentabilidade da empresa, documento em que serão divulgados 15 indicadores alinhados à sua atuação, entre os quais governança corporativa, gestão de funcionários, coleta seletiva, educação ambiental, gestão dos serviços de água e esgoto e desempenho econômico.

Sobre o SIAMFESP – O SIAMFESP representa as indústrias de artefatos de metais não ferrosos de São Paulo e tem, como uma de suas frentes de atuação, o Programa de Garantia da Qualidade de Metais Sanitários e Aparelhos Economizadores de Água, cujo objetivo é combater a não conformidade intencional na fabricação de produtos e componentes. A entidade atua para que os dispositivos hidráulicos atendam às normas técnicas brasileiras e os aparelhos economizadores de água cumpram as especificações técnicas do Programas de Uso Racional da Água (PURAs) e do Programa Nacional para o Combate ao Desperdício de Água (PNCDA).

Sobre a SAAE Atibaia – A SAAE foi fundada em 18 de junho de 1969, como Serviço Autônomo de Água e Esgoto da Estância de Atibaia. Era uma autarquia criada pela Lei nº 1106, com o objetivo de construir e operar as estruturas de saneamento do município. Em dezembro de 2001, por meio da Lei Complementar nº 381/01, a autarquia passou a denominar-se Saneamento Ambiental de Atibaia – SAAE, e adquiriu também a responsabilidade da gestão dos resíduos sólidos.

A companhia tem como missão levar saúde e bem-estar para toda a população, por meio do saneamento básico. Atualmente, a empresa é responsável pelos serviços públicos de água potável, esgoto sanitário e a gestão dos sistemas de coleta, tratamento, transbordo e dispensa final do lixo.

:: SERVIÇO ::

Lançamento do programa Gestão Sustentável da Água

Data: 5ª-feira (31/07), às 19h

Local: Espaço Serenella – Rodovia D. Pedro I, Km 75 (Retorno Jd. São Felipe)

Assessoria de Comunicação – SAAE Atibaia

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo