Comitiva do Piauí conhece as ações de Consórcio PCJ e o sistema de gestão dos recursos hídricos nas bacias PCJ

07/02/2012 


O Consórcio PCJ recebeu no dia 24 de janeiro em sua sede, no Centro de Referência em Gestão e Preservação dos Recursos Hídricos, em Americana (SP),  comitiva de  autoridades do Estado do Piauí para conhecer o sistema de gestão das bacias PCJ, além das atividades desenvolvidas pela entidade nesses 22 anos de atuação na região.

A comitiva foi formada por 10 representantes da empresa de saneamento estadual, Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S.A), do poder judiciário por meio do juiz federal Carlos Brandão, do legislativo estadual por meio da deputada Liziê Coelho, do executivo municipal, com os prefeitos Luis Coelho da cidade de Paulistana e Ricardo Camarço do município de José de Freitas, além de representantes do Consórcio do Circuito das Águas.

No dia 23, a comitiva esteve na Fundação Agência de Bacias PCJ, em Piracicaba, conhecendo sobre o sistema de cobrança pelo uso da água, do qual o Consórcio PCJ esteve como Agência de Água por seis anos, passando em 2011 suas atividades para a fundação. Lá, o Diretor Administrativo-Financeiro da entidade, Sérgio Razera, explanou sobre a importância e legislação da cobrança pelo uso da água, além do histórico de implantação nas bacias PCJ, destacando o trabalho conjunto do Consórcio PCJ e dos Comitês PCJ.

No dia seguinte, os piauienses passaram o dia todo na sede do Consórcio PCJ, em Americana, no Centro de Referência em Gestão e Preservação dos Recursos Hídricos. O Secretário Executivo da entidade, Francisco Lahóz, ao lado da Subsecretária Executiva, Jussara Cordeiro Santos, e da equipe técnica representada pelo Gerente Técnico, Alexandre Vilella, dos Coordenadores de projetos, Andréa Borges e Guilherme Valarini, pela manhã explanaram sobre a implantação do sistema de Gestão dos Recursos Hídricos nas bacias PCJ e o papel do Consórcio PCJ em todo o processo. À tarde, a comitiva conheceu o trabalho de uma recicladora de materiais da construção civil, vizinha ao Consórcio PCJ, onde tiveram contato sobre reaproveitamento desses materiais e sua gestão.

No fim da tarde, a comitiva conheceu a Casa Modelo do Consórcio PCJ sobre técnicas de construção e decoração civil sustentáveis. A Casa foi construída em 2009 e em novembro de 2011 foi sede da mostra EcoDecor, em que foram apresentados diversas alternativas e materiais oriundos de reaproveitamento e reuso.

No dia 25, os representantes do Piauí, seguiram para o município de Amparo, onde tiveram contato com as ações de Saneamento Ambiental do Consórcio do Circuito das águas. O Prefeito municipal, Paulo Turato Miotta, atendeu à comitiva enaltecendo o trabalho de integração regional entre os municípios e as ações do Consórcio PCJ. “Temos de acabar com a cultura de competição entre os municípios e trabalhar para que as soluções sejam buscadas de forma integrada”, comentou Miotta.

O Prefeito de Amparo lembrou ainda que o “Consórcio PCJ sempre promoveu o conceito de integração regional, com isenção partidária, e troca de experiências como sendo fundamental”, disse.

O objetivo da comitiva piauiense é o de se espelhar nas experiências da implantação do sistema de gestão dos recursos hídricos das bacias PCJ para fomentar a criação de comitês de bacias no Estado. Os representantes agradeceram imensamente a hospitalidade e apoio do Consórcio PCJ e do Consórcio do Circuito das Águas, na figura do Prefeito de Amparo, Paulo Turato Miotta.

O Consórcio PCJ desde sua fundação sempre buscou a troca de experiências, sejam com exemplos nacionais ou internacionais, na busca pelo aprimoramento da gestão dos Recursos Hídricos, não somente nas bacias PCJ, mas do Brasil como um todo. A entidade possui 22 anos de atuação e possui laços de irmandade com diversos comitês de bacias e consórcios de recursos hídricos, além de ser membro da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), Rede Latino Americana de Organismos de Bacias (RELOB), Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), além de ser membro da sessão Brasil do Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em inglês).

Comitiva do Piauí na sede do Consórcio PCJ e Centro de Referência em Gestão de Recursos

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo