Comitês PCJ comemoram 30 anos de fundação com Seminário Internacional

Os Comitês PCJ promovem nessa sexta-feira, no dia 17 de novembro, Seminário em comemoração aos 30 anos da entidade, no Teatro Erotides, localizado no Engenho Central de Piracicaba. O evento que é aberto ao público tem como tema: “Comitês PCJ 30 anos – Avanços e Perspectivas na Gestão dos Recursos Hídricos” e contará com a participação de especialistas brasileiros e franceses para abordar a temática.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, participará do primeiro painel do dia, ao lado de Domênico Tremaroli e Astor Dias de Andrade, para compartilhar relatos sobre o histórico de avanços na estruturação dos colegiados e implantação de instrumentos de gestão nas Bacias PCJ. O painel será mediado pelo professor em cursos de capacitação e pós-graduação em gerenciamento de recursos hídricos da FUMEP, Rui Brasil Assis.

Mais dois painéis estão previstos para o período da tarde, às 13h30, “Perspectivas para o planejamento e a gestão dos recursos hídricos”, haverá uma apresentação por órgãos reguladores e outras instituições, do panorama atual ao futuro envolvendo instrumentos de gestão e a governança de recursos hídricos.

Por fim, às 15h45, uma apresentação com membros da CETESB, Ministério Público do Estado de São Paulo e Escritório Internacional da Água (França) para debaterem a articulação e integração com outras políticas públicas.

Resgate histórico – Comitês PCJ

1993 – Instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – CBH-PCJ Paulista

1994 – Comitês PCJ inicia a aplicação de recursos financeiros FEHIDRO

2002 – Instalação do Comitê PCJ Federal

2005 – Implantação da Cobrança Federal

2006 – Implantação da Cobrança Estadual Paulista

2008 – Instalação do Comitê Piracicaba Jaguari – Comitê Mineiro

2008 – Implantação da Cobrança Estadual Mineira

2009 – Criação da Fundação Agência das Bacias PCJ

2017 – Conquista do aumento da Outorga do Sistema Cantareira

2017 – Rio Jundiaí se torna o primeiro do país a ser totalmente reenquadrado

2023 – Comitês PCJ celebram 30 anos

Mais informações e o formulário de inscrição está disponível no link: https://comitespcj30anos.com.br/seminario/#contato 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo