Começou! Primeiro encontro do Projeto Gota d’Água aconteceu em Valinhos e celebrou os 30 anos da iniciativa

Apresentações e mesa redonda abordaram o tema “Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica

O primeiro encontro do Projeto Gota d’Água 2024 aconteceu na última sexta-feira, 08 de março, na Câmara Municipal da Valinhos (SP). O evento, que teve como tema central “Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica”, reuniu educadores, representantes de Meio Ambiente e Educação e gestores de empresas de saneamento das Bacias PCJ.

Para a coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização, Andréa Borges, este primeiro encontro lança uma reflexão para os próximos, uma vez que “os impactos das mudanças climáticas são diferentes para cada pessoa: quem mora em áreas mais vulneráveis geralmente tem situação social mais crítica, ou seja, a água demora mais para chegar, além de haver mais chances de enchentes e deslizamentos de terra, por isso é necessário discutir esse tema”, afirma.

Durante o encontro aconteceram três apresentações que trouxeram novas óticas ao tema: a primeira foi de Mariane Leme, assistentes de Projetos do Consórcio PCJ, que apresentou a visão macro sobre o tema do Projeto Gota d ‘Água 2024, no uso da água nas Bacias PCJ; John Tatton, professor de Saneamento Ambiental a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) expôs um relatório da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) sobre o impacto de doenças existentes relacionadas à água e ao saneamento e finalizando as apresentações, Ângelo Lima, Secretário executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA), evidenciou um estudo relacionado à governança da água e protocolos de monitoramentos. Ao término de todas as apresentações foi aberta uma mesa redonda para bate papo.

Os alunos da EMEB Cecília Meireles que receberam Menção Honrosa na categoria PodCast do Prêmio “Sua Gota faz a diferença”, na Edição 2023, estiveram no evento e relataram a experiência de produzir um podcast e os aprendizados obtidos com a iniciativa.

“Em 2024, já nos programamos para aplicar na prática o Gota d’Água, incentivando os coordenadores pedagógicos da rede municipal a participarem, para assim incentivarem o desenvolvimento do projeto nas unidades escolares”, destaca o coordenador do Ensino Fundamental (Anos finais), Lucas Scarone Silva.

Os próximos eventos do Projeto Gota d’Água acontecerão de forma virtual. A previsão é de que em julho aconteça um evento presencial. Mais informações fique ligado no nosso site www.agua.org.br

Confira as fotos do evento pelo nosso perfil no Flickr.

Escolha do Tema do Projeto Gota d’Água 2024
A revelação do tema Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica” aconteceu no Seminário de avaliação do projeto, que aconteceu em novembro do ano passado. O surgimento do tema foi impulsionado por intensos debates e discussões nas redes sociais. As interações online, permeadas por diversas perspectivas e vozes, deram origem a um diálogo enriquecedor que, por sua vez, inspirou a exploração mais aprofundada desse tema.

Sobre o Projeto Gota d’Água
O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas por ano participam das ações do projeto nas Bacias PCJ.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo