Combate à invasão de árvores da espécie Leucena será debatido pelo Consórcio PCJ em encontro nessa quinta-feira (05), na cidade de Rio Claro (SP)

Tema será discutido em Reunião Itinerante do Conselho Fiscal da entidade, que ainda abordará ações para a sustentabilidade hídrica por meio de piscinões ecológicos

O Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, formado por representantes das 40 Câmaras Municipais das cidades associadas à entidade, se reunirá na manhã dessa quinta-feira, dia cinco de dezembro, a partir das 9h30, no Centro Universitário Claretiano, em Rio Claro (SP), para debater a ameaça que árvores do tipo leucena representam para a biodiversidade das matas ciliares nas Bacias PCJ e sua dificuldade de erradicação e controle dessa espécie invasora. Os piscinões ecológicos, como alternativa para o incremento na disponibilidade hídrica na região, também serão discutidos no encontro.

A apresentação sobre os danos das leucenas à diversidade das espécies nativas em nossas matas ciliares será realizada pelo coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, com o apoio da empresa Propark Paisagismo e Ambiente LTDA., contratada pela entidade para realizar estudo técnico regional para o controle de espécie vegetal invasora.

A espécie Leucaena leucocephala é proveniente da América Central, mas se espalhou por diversas regiões do Brasil, fato que provocou a abertura de debate sobre a presença dessas árvores na fauna nacional e seus impactos.

A leucena invade os mais variados tipos de ambientes e ecossistemas, sendo bastante preocupante sua capacidade de se estabelecer e dominar rapidamente áreas da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Nesses locais, a leucena forma verdadeiros “desertos verdes”. Ela impede que a riqueza e diversidade vegetal da área se restabeleçam e consequentemente de toda a vida animal que depende dessas plantas como fonte de alimento, abrigo e refúgio, comprometendo assim, todos os processos ecológicos naturais.

As sementes dessa espécie podem levar anos para serem germinadas no solo, o que dificulta ainda mais o controle das leucenas em áreas infestadas.

Após a exposição sobre as leucenas, será apresentado os potenciais e benefícios para a disponibilidade hídrica da implantação de piscinões ecológicos em áreas urbanas, que será feito pelo assessor técnico do Consórcio PCJ, Flávio Forti Stenico.

Os Piscinões Ecológicos são construídos em áreas livres que permitam a percolação da água no solo e tem como principal finalidade promover a redução das ondas de pico da drenagem urbana, durante as fortes precipitações no período chuvoso, garantindo a retenção das águas e minimizando os efeitos das enchentes, ao mesmo tempo em que promovem a recarga do lençol freático, atuando como uma “grande bacia de retenção”.

A reunião do Conselho Fiscal é aberta para além dos membros do Conselho, a todos os associados ao Consórcio PCJ e à imprensa. A confirmação de presença de participantes deve ser feita pelo telefone (19) 3475 9400 ou pelo e-mail administrativo@agua.org.br, enquanto os jornalistas devem fazê-la pelo e-mail imprensa@agua.org.br.

Serviço:

Evento: Reunião Itinerante do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ
Data: 05 de dezembro de 2019
Horário: A partir das 9h30
Local: Centro Universitário Claretiano, sito à Av. Santo Antonio Maria Claret, 1724, Jd. Claret. Rio Claro (SP).

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo