Coden-Nova Odessa completa 38 anos de atividades

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa, município associado ao Consórcio PCJ) completa 38 anos nesta quarta-feira, dia 25 de fevereiro. Em quase quatro décadas muitas coisas foram feitas na cidade, acompanhando seu crescimento e desenvolvimento.
A Companhia foi criada com o objetivo inicial de construir obras públicas municipais. Desta forma contribuiu com a pavimentação de muitos bairros, com a construção da Rodoviária, do Hospital e do Paço Municipal, assim como de escolas e creches. Em 1980, passou a ser a concessionária pública dos serviços municipais de água e esgoto, é responsável por captar, tratar e distribuir água no município, assim como coletar e tratar o esgoto. A Coden é uma empresa de economia mista, sendo que a acionista majoritária é a Prefeitura que detém 99,96% das ações.

No ano passado, a empresa enfrentou um grande desafio devido à falta de chuva e escassez de água, a pior estiagem nos últimos 84 anos. Após uma campanha de conscientização foi necessário implantar um racionamento, com o fechamento dos registros das 21h às 10h, a partir de 28 de julho. Desta forma foi possível contornar a situação e manter o fornecimento diário de água .

Mesmo enfrentando este grande problema houve ações de destaque, como investimento no desassoreamento das represas Laurindo e Recanto II, contribuindo para aumentar o armazenamento de água bruta. Esta obra amplia o volume de água em mais de 75 milhões de litros. E para este ano o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, juntamente com a equipe da Coden, já anunciou a construção de mais uma represa, a Recanto IV e a construção de uma nova ETA (Estação de Tratamento de Água) na região do Pós-Anhanguera.

“Quem traz a chuva é Deus, mas nós temos que fazer nossa parte de gestão. Quando a água vier temos que estar preparados para reservar e ter água para a população, é o que estamos fazendo com estas obras. Estamos trabalhando para melhorar cada vez mais”, afirmou o prefeito Bill.

Outra ação que acontece este ano é a troca de rede do Jardim do Éden, visando diminuir o índice de perdas de água tratada. Nesta obra, substitui-se a rede de cimento amianto, bastante antiga, com rachaduras que provocam vazamentos, por PEAD (Polietileno de Alta Densidade), material mais durável, com menos risco de vazamento e 100 anos de garantia.

“A Coden contribuiu muito para o crescimento e desenvolvimento da cidade, já teve mais de 500 funcionários e cerca de 80% da pavimentação do município foi feita pela empresa. Hoje preza pela qualidade da água, referência em nossa região e não tem medido esforços para tratar o esgoto e devolver água limpa ao ribeirão Quilombo. Isso tudo é motivo de orgulho para nós”, afirmou o diretor presidente, Ricardo Ongaro.

Ele acrescentou que a direção procura sempre se atualizar e investir em equipamentos, informatizar para que não fique aquém da iniciativa privada. “Buscamos melhorar a cada dia, ter mais controle para que a distribuição da água seja de forma racional e igualitária. Batalhamos para isso, para prestar um serviço de ponta, de boa qualidade. Assim como oferecer boas ferramentas de trabalho a nossa equipe, seja no operacional ou no administrativo, para terem condições de prestarem um bom serviço e atendimento a população. Isso é evoluir. Parabenizo a toda equipe pelo empenho e dedicação”, frisou Ongaro.

O Consórcio PCJ felicita a todos da Coden e à prefeitura municipal de Nova Odessa pelo trabalho sério que estão realizando e pelos anos de parceria com a entidade.

 

Texto de apoio: Assessoria de Imprensa/Coden

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo