Coden e Consórcio PCJ realizam recuperação de Mata Ciliar entorno de represa em Nova Odessa

Dia Mundial da Água
A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) plantou 700 mudas de espécies nativas no Parque dos Pinheiros, em uma APP (Área de Preservação Permanente) no entorno da Represa Recanto 3, uma das principais fontes do abastecimento da cidade. A ação foi realizada em parceria com o Consórcio PCJ, que forneceu as mudas, no último dia 22 de março, ocasião em que é celebrada o Dia Mundial da Água.

O plantio tem como objetivo recuperar e reflorestar toda a mata ciliar próxima às seis represas de abastecimento do Município, formando um ‘cinturão verde’ que auxilia na manutenção da qualidade da água e no aumento da produção dos recursos hídricos.

O reflorestamento de matas ciliares faz parte da iniciativa, começada no ano passado, de plantar 20 mil mudas adquiridas com o Consórcio PCJ. Além disso, as ações buscam fazer jus ao rótulo da cidade como “Paraíso do Verde” e manter o Selo “Município Verde-Azul”, concedido pelo Governo do Estado para premiar por diversas práticas ambientais. Há dois anos Nova Odessa vem obtendo a certificação estadual.

As áreas no entorno das seis represas de abastecimento de Nova Odessa, pela legislação federal em vigor, devem ter proteção mínima de 30 metros. Mas desde 2014, uma lei municipal ampliou a distância das APPs para 100 metros. A Lei Complementar 36/2014 expandiu as áreas de proteção destinadas aos córregos e represas, sendo mais rigorosa que a Lei Federal.

Os córregos da cidade, exceto o Quilombo, contam com menos de 10 metros de largura. Pela legislação federal, a APP mínima é de 30 metros, mas a lei municipal em vigor aumentou para 50 metros. Como as áreas das represas foram projetadas (portanto consideradas artificiais), a distância mínima é dos mesmos 30 metros. Entretanto, a Lei Municipal estabeleceu em 100 metros – ampliou em mais de 200%.

Diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro ressalta a importância do plantio de árvores para o reflorestamento das áreas. “Árvores são barreiras naturais contra o assoreamento causado pela erosão do solo e contra o descarte de lixo, além de garantirem a permeabilidade do solo, alimentando o lençol freático”, detalha. Ongaro ainda cita como benefício o auxílio na conservação de espécies animais e plantas.

O coordenador do Programa de Proteção dos Mananciais do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, enalteceu a iniciativa e a importância de ações em conjunto para a preservação de água de qualidade e em quantidade para as Bacias PCJ. “Os plantios promovem a conscientização e a integração entre os participantes, formando agentes de replicação sobre a importância das árvores nos ecossistemas e para a disponibilidade hídrica”, comenta Valarini.

Apoio no texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Coden

 

Plantio Semana Água 23.03.2016 (3)

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo