Conhecida pela excelência dos serviços prestados à população, a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) transformou a sigla pela qual é conhecida em nome fantasia e agora se chama Coden Ambiental. A novidade faz parte da nova identidade visual da companhia e representa o reposicionamento da empresa no mercado. A empresa municipal de saneamento é responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos na cidade e planeja transformar lixo em energia.
A nova marca e os planos para o futuro foram apresentados nesta quarta-feira (19) em evento realizado no auditório da Prefeitura, com a presença do prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, o diretor-presidente da companhia, Ricardo Ongaro, secretários municipais, vereadores, representantes da Caixa Econômica Federal, de consórcios ambientais da região, conselhos e entidades assistenciais do município, além do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz. Criada em 1977, a empresa completa 43 anos de fundação na próxima terça-feira (25).
O diretor-presidente da Coden Ambiental agradeceu ao prefeito pelo apoio na atualização da marca e lembrou que a companhia investiu R$ 55 milhões nos últimos sete anos nos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. “Todo esse processo de transformação no leque de serviços da companhia está acontecendo por orientação do prefeito Bill, que tem percorrido diversos países em busca de modelos sustentáveis de saneamento. Hoje, nós coletamos lixo e encaminhamos a um aterro em Paulínia. No futuro, queremos transformar esse lixo em gás, energia”, afirmou Ricardo Ongaro.
Para o prefeito Bill, o reposicionamento da empresa é um marco na história da cidade. “A marca nossa hoje é a marca da evolução. Estamos trabalhando para que a Coden não seja simplesmente uma empresa que trata água, distribui, trabalha no armazenamento e na preservação ambiental, mas que também gere lucro para o município. Queremos que ela traga benefícios e investimentos para Nova Odessa”, disse o prefeito, que também é presidente do Consórcio PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos).
O secretário-executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, lembrou o sucesso do município na recuperação de seus mananciais após a crise hídrica que assolou o Estado entre 2014 e 2015 e reforçou a excelência dos serviços prestados pela companhia. “Que essa nova marca ilustre o merecimento de quem faz a diferença. A Coden sempre fez e fará diferença na vanguarda do seu trabalho”, comentou Lahóz.
“Cada vez mais, a Coden é nossa referência regional, um modelo de sucesso que compartilhamos com quem nos procura. E essa nova marca traduz esse trabalho sério que é feito. Inclusive, a água de reúso produzida em caráter experimental na ETE (estação de tratamento de esgoto) tem um potencial muito grande para gerar receita para o município, pois é uma demanda crescente por parte das indústrias”, comentou o diretor-geral da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), Dalto Brochi
O presidente da Câmara de Nova Odessa, Vagner Barilon, parabenizou o prefeito Bill e Ricardo Ongaro pela nova marca e a gestão da companhia. “A Coden sempre foi reconhecida pela qualidade do atendimento e do tratamento da água. A nova marca representa esse novo momento, que exige que tratemos as questões ambientais como um todo. A Coden já fechou o ciclo da água, pois capta, trata, distribui, coleta, trata de novo e já consegue disponibilizá-la como água de reúso. O ponto seguinte é processar o lodo gerado no processo de tratamento, transformá-lo em adubo orgânico, reduzindo o passivo ambiental nos aterros seja reduzido. O novo logo reflete muito o que a Coden já fez e o que vai fazer, como plataforma de prestação de serviços para toda a região”, pontuou Barilon.
Também participaram da inauguração o chefe de Gabinete André Faganello, os secretários José Carlos Belizário, o “Zé da Padaria” (Obras, Projetos e Planejamento Urbano), Edson Barros de Souza, o “Nenê Gás”, Levi Tosta (Esportes, Cultura, Lazer e Turismo), Mara Beatriz Kilmeyers (Finanças), o superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani, o “Mimo”, o representante da Caixa, Francisco Lélis, a secretária-adjunta Regina Pocay (Educação), os vereadores Carol Moura, Elvis Garcia, o “Pelé”, e Avelino Xavier, o “Poneis”, e os diretores da Coden, Eric Padela (técnico) e Daniel Lorençatto (financeiro).
NOVA MARCA. A nova logo é composto por elemento tipográfico moderno e alinhado à excelência e à sustentabilidade, pilares de uma das marcas mais populares e respeitadas do município; e um ícone com formato de gota, que combina uma porção de água e uma folha, representando o comprometimento da companhia com o meio ambiente.
“A Coden é uma empresa de referência, por estar sempre à frente. Portanto, era necessário que sua marca acompanhasse sua trajetória de sucesso. Para absorver sua essência e seus valores e transmiti-los com fidelidade, realizamos uma extensa pesquisa e entrevistamos colaboradores importantes de sua história”, afirmou Robson Belmonte, gerente de contas da agência Estúdio Cimbre Design, empresa de Nova Odessa responsável pelo desenvolvimento da nova identidade visual.
O diretor de criação do Estúdio Cimbre, Eduardo Ferreira, destaca a essência da nova roupagem. “A nova marca da Coden valoriza a sua história de comprometimento e respeito ao meio ambiente e à população. Além disso, a projeta para o futuro e a posiciona, de maneira evidente, como a empresa moderna que é”, avaliou Ferreira.
Entre as primeiras reuniões e a entrega do pacote completo, contendo a nova marca, modelos de aplicação em impressos, meios digitais, mídias sociais, veículos e placas, além do “Manual de Identidade Visual”, foram três meses de trabalho.
É o terceiro logo da Coden em 43 anos de história. O primeiro, que trazia uma estrada como elemento principal, sintetizava a missão inicial da empresa, de construir obras públicas. A segunda geração, “aposentada” nesta quarta, é uma gota d’água invertida caracterizada de operário. O personagem foi escolhido em 2004, por meio de um concurso público com a participação de alunos do ensino fundamental das redes municipal e estadual de ensino.
No entanto, é a primeira vez que a companhia terá uma identidade visual completa, com fontes próprias para uso geral e aplicações específicas para impressos e meios digitais. “O ‘Manual de Identidade Visual’ traz todas as orientações para que a marca seja aplicada de forma correta, independentemente do suporte exigido”, comentou o diretor de criação.
43 ANOS DE HISTÓRIA. A Coden é uma S/A (Sociedade Anônima) de economia mista por ações e capital fechado que tem a Prefeitura de Nova Odessa como acionista majoritária, com 99,96% das ações. A empresa foi criada por meio da lei municipal 606, de 25 de fevereiro de 1977, com a proposta de construir obras públicas municipais.
Entre as edificações feitas pela empresa estão creches, escolas, o Velório e o Paço Municipal. Em 1980, passou a ser a concessionária pública dos serviços de água e esgoto, incorporando o antigo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) da Prefeitura, primeiro órgão responsável pelo saneamento da cidade, fundado em dezembro de 1967. Em janeiro do ano passado, a companhia assumiu, também, o serviço de coleta de lixo na cidade.
EXCELÊNCIA RECONHECIDA. Desde 2015, a ETE Quilombo, estação de tratamento operada pela empresa municipal, trata 100% do esgoto doméstico coletado na cidade. Em agosto de 2019, começou a funcionar em fase de testes, na unidade, uma usina de compostagem que converte lodo de esgoto em fertilizante orgânico. A qualidade da água captada, tratada e distribuída pela Coden bateu recorde de satisfação em 2019, com aprovação de 95% da população.