Coden Ambiental inaugura reforma do Reservatório Castelo, o mais antigo de Nova Odessa

Na última quinta-feira (27/10), o prefeito de Nova Odessa Cláudio José Shoulder, o vice-prefeito Alessandro Miranda e o presidente da Coden Ambiental, responsável pelos serviços de Saneamento Básico do município, Elsio Alvaro Boccaletto, entregaram oficialmente a reforma estrutural e a nova impermeabilização do Reservatório Castelo, o mais antigo da cidade, localizado na sede da empresa, no Jardim Bela Vista. A cerimônia de inauguração também contou com a presença do secretário municipal de Educação José Jorge Teixeira; dos vereadores Antonio Alves Teixeira, Oseias Domingos Jorge e Marcia Rebeschini; além do coordenador do Programa de Saneamento e Resíduos Sólidos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad.

“Estou muito contente com a entrega desta obra. A estrutura do Castelo estava ameaçada. Com essa reforma nós estamos preservando um patrimônio da cidade e garantindo o armazenamento de água tratada para a população. Sabemos que a água é essencial dentro de casa e em todos os setores. Por isso, eu determinei à diretoria da Coden que fizesse todo o possível para não faltar água em nosso município. Além do Castelo, estamos reformando um dos Reservatório do Klavin, concluindo as obras para levar água encanada ao Pós-Anhanguera e buscando recursos para a construção de mais uma represa para compor o nosso sistema de captação de água”, declarou o prefeito.

O presidente da Coden Ambiental chamou a atenção para a necessidade de preservação do patrimônio público. “O Castelo não é só concreto, é história. Esse reservatório presta um serviço muito importante para o sistema de tratamento de água de Nova Odessa. Aqui tem decisão tomada, tem sacrifício, tem investimento feito por nós e por aqueles que nos antecederam. Então, a gente tem o dever de preservar. E eu fiquei muito feliz quando vi o resultado dessa obra, nem parece que é uma restauração, parece que a gente está inaugurando um reservatório novo. Eu me sinto congratulado por entregar o Castelo restaurado para o povo de Nova Odessa e agradeço o empenho de todos aqui na Coden”, afirmou ele.

O Castelo passou por sua primeira reforma estrutural em mais de 50 anos de atividades. Do tipo elevado, em concreto e com capacidade de 400 metros cúbicos, o reservatório entrou em obras em 14 de janeiro com reparos nos pilares e vigas de sustentação.

Na segunda quinzena de maio, foram realizadas manobras para levar aos bairros abastecidos pelo Castelo a água armazenada em outros reservatórios do município. O Parque Residencial Francisco Lopes Iglesias, o Green Village e partes do Jardim Santa Rosa e do Jardim Bela Vista passaram a receber água do reservatório de 5 milhões de litros, localizado na sede da Coden. O Jardim Maria Helena foi servido pelos reservatórios que compõem o sistema do Klavin.

A partir de junho, a obra entrou na etapa final com a manutenção da parte interna do tanque e nova impermeabilização. Considerando todas as etapas do trabalho, a obra exigiu um investimento de aproximadamente R$ 900 mil, que foram custeados com recursos de contrapartida do loteamento Jardim Vitória.

“O Castelo foi reformado com dinheiro de uma contrapartida, a população não arcou com nenhum custo. Isso é resultado de uma gestão que está sendo feita junto aos loteadores que fazem empreendimentos na cidade de forma que eles ajudem o município. E além desta obra que está sendo entregue hoje, outras virão”, lembrou o vice-prefeito.

Nova Odessa conta com 11 reservatórios para o armazenamento de 12.050 m3 de água tratada. Desde 2021, a Coden vem investindo intensamente na manutenção e aumento deste complexo. Em abril do ano passado, entrou em operação um novo reservatório no Jardim São Francisco, do tipo apoiado, com um volume útil de 600 metros cúbicos. Em agosto do mesmo ano, foi concluída a reforma do maior reservatório de água tratada da cidade, do tipo apoiado, em concreto armado, com capacidade de 5 mil metros cúbicos, também localizado na sede da Coden.

Em 2022, além da reforma do Castelo, a empresa fez a impermeabilização de um dos reservatórios do sistema Klavin, atualmente em fase de testes. Este reservatório tem capacidade de 1 mil metros cúbicos e se encontrava desativado. Para breve, está prevista a instalação de mais um reservatório de 700 metros cúbicos no bairro Las Palmas, o que elevará a capacidade total de armazenamento para 12.750 metros cúbicos.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação – Coden

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo