Cidades do Consórcio PCJ se destacam em ranking da ABES sobre Saneamento

Municípios integrantes do Consórcio PCJ tiveram destaque no ranking sobre a universalização do saneamento, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e divulgado no último dia 13 de junho.

A pesquisa foi elaborada com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS, pelo qual as informações são autodeclaradas pelos prestadores de serviços. De posse desses dados, o ranking foi dividido em quatro categorias de acordo com a pontuação total obtida pela soma do desempenho de cada indicador. A pontuação máxima possível é de 500 pontos, atingida quando o município alcança 100% em todos os cinco indicadores. As categorias são: Rumo à Universalização (quem obteve mais de 489 pontos), Compromisso com a Universalização (de 450 a 489 pontos), Empenho para a Universalização (de 200 a 449 pontos) e Primeiros Passos para a Universalização (abaixo de 200 pontos).

Com relação às cidades de pequeno e médio porte, ou seja, que possuem até 100 mil habitantes, no quesito “Rumo à Universalização”, os municípios associados ao Consórcio PCJ presentes no ranking foram: Santa Gertrudes, Iracemápolis e Santo Antônio de Posse. Já na categoria “Compromisso com a Universalização”, figuram as cidades de Saltinho, Pedreira, Monte Mor e Corumbataí. Por fim, na categoria “Empenho para a Universalização”, constam: Amparo, Capivari, Extrema, Rio das Pedras, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões, Rafard, Cordeirópolis e Jarinu.

Quanto às cidades de Grande Porte, portanto, com mais de 100 mil habitantes, no quesito “Rumo à Universalização”, se destacam os municípios de Piracicaba e Limeira. Na categoria “Compromisso com a Universalização” aparecem Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, Campinas, Itatiba, Bragança Paulista e Indaiatuba. E na categoria “Empenho para a Universalização” figuram Americana e Atibaia.

Os municípios de Piracicaba, no quesito de grande porte, e Santa Gertrudes, como de pequeno e médio porte, foram os que obtiveram as notas mais altas entre as cidades membros do Consórcio PCJ no ranking, sendo 500 pontos (a máxima) e 427,29, respectivamente.

Alguns dos municípios listados no ranking tem os serviços de saneamento concedidos às empresas associadas ao Consórcio PCJ, como é o caso de Piracicaba, Limeira e Campinas, que são operados pelas concessionárias Águas do Mirante, BRK Ambiental e Sanasa, respectivamente. Além de as cidades de Bragança Paulista, Iracemápolis, Itatiba, Jarinu, Monte Mor e Piracaia, operados pela Sabesp.

O Ranking da ABES é um instrumento para avaliar o setor do saneamento no Brasil. Ele aponta o percentual da população das cidades que possuem acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e quantos destes têm uma destinação adequada.

O principal objetivo da iniciativa é identificar quão próximos estão os municípios de atingirem a universalização do saneamento, ou seja, 100% de acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo