Mês marca transição entre o período chuvoso e a estiagem; Sistema Cantareira permanece na “Faixa 2 – Atenção”
O Boletim Hidrológico do Consórcio PCJ, com dados referentes a abril de 2026, aponta que as chuvas nas Bacias PCJ apresentou precipitação média de 55,6mm, frente aos 55,9 mm esperados para o mês, índice bem próximo da média histórica mensal. Houve registro de chuva em 12 dias, concentrados principalmente na primeira quinzena. No acumulado do ano, de janeiro a abril, o volume de precipitações permanece 32,6% acima da média do ano.
No mês de abril, que marca a transição do período chuvoso para a estiagem nas Bacias PCJ, as vazões dos principais rios da região ficaram 15,1% abaixo da média histórica para o período.
No Sistema Cantareira, a precipitação acumulada ficou 27,1% abaixo da média histórica, evidenciando o enfraquecimento das chuvas nas cabeceiras das Bacias PCJ, onde estão localizados os principais reservatórios do Sistema Cantareira. Ao final do mês, o volume útil armazenado apresentou leve redução, passando de 43,6% em março para 42,5% em abril. Com esse resultado, o Sistema Cantareira permanece na “Faixa 2 – Atenção”, classificação válida para maio. No acumulado do ano, as precipitações no Sistema estão 8,9% abaixo do esperado.
As previsões climáticas para maio indicam temperaturas próximas da média climatológica e tendência de chuvas abaixo ou próximas do esperado nas Bacias PCJ. Apesar disso, em relação ao fenômeno El Niño, as projeções apontam 62% de probabilidade de ocorrência no trimestre maio-junho-julho, percentual que sobe para 80% no trimestre seguinte, entre junho e agosto.
Sua opinião ajuda a aprimorar o Boletim Hidrológico
O Boletim Hidrológico do Consórcio PCJ está de cara nova em 2026 e queremos saber como podemos torná-lo ainda mais útil para você. Participe da nossa rápida pesquisa de avaliação e contribua com sugestões sobre conteúdo, visualização dos dados, clareza das informações e temas de interesse.
A pesquisa está disponível na última página do boletim, que pode ser acessado pelo link abaixo: