Chuvas no início de agosto estão 46% acima das médias históricas e comportamento climático foi debatido em Reunião Plenária do Consórcio PCJ

Evento aconteceu na terça-feira (10), em Americana (SP), e marcou os 34 anos de fundação da entidade

Em 13 de outubro de 1989, foi fundado o Consórcio PCJ, na cidade de Americana, no interior de São Paulo, por 11 municípios pioneiros, que viram a necessidade de instalação urgente de um sistema de gerenciamento e governança da água. Passados 34 anos, o Consórcio PCJ soma, hoje, 41 cidades e 23 empresas membros que juntos estão auxiliando na manutenção da disponibilidade hídrica. Por conta disso, aconteceu na última terça-feira, dia 10, no município de fundação da entidade, a 93ª Reunião Plenária do Conselho de Associados, para celebrar esse jubileu, na qual foram debatidos, entre outros temas, os eventos extremos nas Bacias PCJ, pois, só nos primeiros dias de outubro já choveu 46% acima da média histórica para o período.

As intensas chuvas causaram diversos danos às cidades da região no último fim de semana, como alagamentos e estragos devidos aos fortes ventos. Cientistas justificam essas ocorrências devido ao “Super El Niño”, fenômeno climático que aquece as águas do oceano pacífico e altera o comportamento climático no mundo todo. Aqui, no Brasil, a região sul e sudeste é impactada por maior volume de chuvas, enquanto a região norte sofre com secas.

Segundo os meteorologistas o “Super El Niño” está apenas no começo, mas os reflexos já estão sendo visíveis. O Rio Piracicaba, por exemplo, está com vazão de 278 m³/s, na terça-feira (10), sendo que no mês passado apresentava apenas 42 m³/s. O Sistema Cantareira, reserva estratégica das Bacias PCJ, voltou a ampliar sua reservação e hoje encontra-se em operação a 70% do volume das barragens.

Durante a Reunião Plenária do Consórcio PCJ, os membros se mostraram preocupados com as mudanças climáticas e os eventos extremos. Técnicos da entidade recomendaram aos municípios se prepararem com a construção de bacias de retenção, piscinões ecológicos, para conter os picos de cheias e reter o máximo de água possível para recarga do lençol freático.

O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira (SP), Mario Botion, reiterou a importância de o Governo do Estado de São Paulo prosseguir com as obras das barragens de Amparo e Pedreira, para aproveitar esse momento meteorológico. “Se as barragens já estivessem construídas, elas estariam sendo enchidas e serviriam para abastecimento já para o próximo ano”, alertou.

O prefeito de Louveira (SP) e vice-presidente de Políticas de Recursos Hídricos do Consórcio PCJ, Estanislau Steck, pontuou que a entidade já alerta sobre as mudanças climáticas e seus impactos há vários anos e que as barragens são fundamentais para a segurança hídrica das Bacias PCJ. “Os eventos extremos não eram levados a sério antes e hoje estamos sentindo seus impactos, as barragens de Amparo e Pedreira precisam ser retomadas urgentemente diante da necessidade da nossa região”, atentou.

A Reunião Plenária ainda apresentou os projetos em parceria que o Consórcio PCJ vem realizando nas áreas de educação e sensibilização ambiental e revitalização de bacias, no qual as empresas parceiras puderam expor os potenciais e resultados das iniciativas, em busca de apoio e patrocínios.

Na ocasião também foi celebrado os 34 anos com depoimentos de nomes importantes da Gestão de Recursos Hídricos Nacional e Internacional, que enviaram felicitações pelo aniversário do Consórcio PCJ. Enviaram mensagens de vídeo: O Diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Filipe Sampaio, o Diretor Geral da ARES-PCJ, Dalto Brochi, o Presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, o Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB), Lupércio Antônio Ziroldo, o Diretor Geral da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB), Eric Tardieu, e o Presidente da Rede Latino-americana de Organismos de Bacias (RELOB), Roberto Olivares.

Representando a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, esteve presente o Coordenador de Recursos Hídricos, Cesar Louvison.

Também foram apresentados os novos produtos de comunicação em celebração ao aniversário da entidade: o novo site www.agua.org.br, que entrará no ar na última semana de outubro; o novo jornal Água Viva, distribuído na reunião, e o folder de resultados dos 34 anos.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo