Chuvas nas Bacias PCJ ficam 70% acima da média, mas vazões dos rios ficaram abaixo da média histórica

Volume útil do Sistema Cantareira permanece estável em abril, com 58,1%

O Consórcio PCJ disponibiliza o Boletim Hidrológico referente ao mês de abril de 2025 (disponível no link ao final do texto). O documento aponta que as chuvas nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) ficaram 70% acima da média histórica para o período. Foram registrados 89,3 mm de precipitação, quando o esperado para o período eram 52,6 mm. O aumento no volume de chuvas não refletiu na recuperação das vazões dos rios, que ficaram 23% abaixo da série histórica.

No Sistema Cantareira, as precipitações somaram 127,7 mm, volume 62% superior à média histórica de 78,9 mm. O volume útil do reservatório permaneceu estável, com 58,1% em abril — praticamente o mesmo percentual de março (58,0%). Contudo, o índice atual é inferior ao registrado em abril de 2024 (74,5%) e em abril de 2023 (85,7%).

A previsão climática para o trimestre maio-junho-julho indica manutenção da condição de neutralidade em relação aos fenômenos La Niña e El Niño, o que sugere volumes de chuva próximos das médias históricas para o período.

Para mais detalhes, baixe o boletim na íntegra:

🔗 Boletim Hidrológico – Abril 2025

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

12 de junho de 2025

Volume útil do Sistema Cantareira mantém redução e atinge 52,7% de reservação O Consórcio PCJ encaminha o Boletim Hidrológico das Bacias PCJ, referente às precipitações…

10 de junho de 2025

Capacitação acontecerá presencialmente no dia 18 de junho, em Americana (SP) O Consórcio PCJ realizará capacitação técnica sobre crédito de carbono e metodologias de certificação,…

9 de junho de 2025

Matéria publicada no Informativo da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) ressalta os resultados e o início da terceira fase do projeto O Projeto…

Pular para o conteúdo