Precipitações também superaram a média no Sistema Cantareira; volume útil recua para 39,9% e sistema retorna à “Faixa 3 – Alerta”
O Boletim Hidrológico do Consórcio PCJ, com dados referentes a junho de 2026, aponta que as chuvas nas Bacias PCJ ficaram 164% acima da média histórica no período. A precipitação média registrada foi de 107,7 mm, frente aos 40,7 mm esperados para o mês, o maior volume de chuvas para junho dos últimos cinco anos. Houve registro de precipitação em oito dias. No acumulado de janeiro a junho de 2026, o volume médio de chuvas alcançou 882,6 mm, valor 40,1% acima da média histórica para o período, de 629,9 mm.
As vazões médias dos principais rios das Bacias PCJ permaneceram próximas da média histórica em junho de 2026, registrando desvio médio de apenas 1,1% abaixo do esperado para o período. O Rio Capivari, em Monte Mor, apresentou o maior desvio positivo, cuja vazão média mensal atingiu 9,92 m³/s, volume 40,7% superior à média histórica de 7,05 m³/s.
No Sistema Cantareira, as precipitações totalizaram 103,2 mm em junho, volume 81,7% acima da média histórica para o mês (56,8 mm), evidenciando um comportamento atípico para o período seco. Apesar desse cenário favorável, as vazões de saída do sistema permaneceram superiores às afluências naturais, resultando em leve redução do volume útil, que passou de 40,3% para 39,9% ao final de junho. Com esse resultado, o Sistema Cantareira passou a operar, em julho, na “Faixa 3 – Alerta”. Mesmo assim, as chuvas acima da média contribuíram para conter uma redução mais acentuada dos reservatórios, normalmente esperada para esta época do ano.
As previsões climáticas para julho indicam temperaturas acima da média climatológica e maior probabilidade de precipitações dentro da média nas Bacias PCJ. Em relação aos fenômenos climáticos, os modelos apontam probabilidade superior a 90% de permanência das condições de El Niño entre julho e setembro de 2026, cenário que deve persistir, pelo menos, até o início de 2027.
Acesse a íntegra do Boletim Hidrológico do Consórcio PCJ no link abaixo: