Precipitações intensas elevaram a vazão dos rios da região e permitiram discreta melhora na reservação de água do Sistema Cantareira
O Consórcio PCJ encaminha abaixo o mais recente Boletim Hidrológico, produzido pela equipe técnica da entidade, com a compilação dos dados referentes ao mês de dezembro e ensaios de comportamento hídrico futuro.
O documento revela que choveu na região das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), 285,3 mm de chuva, quando o esperado para o mês era de 163 mm, ou seja, as precipitações ocorreram 74% acima das médias históricas.
Na área onde está situado o Sistema Cantareira, as chuvas também acontecerem acima da média, cerca de 33%, o que permitiu uma ligeira melhora no volume de água armazenado dos reservatórios, que subiu para 50,3%. Ainda assim, o volume está abaixo do que foi verificado no mesmo período, há um atrás, em que o sistema operava com 71,6%.
O boletim atenta que o fenômeno “La Niña” está perdendo força, passando para um estágio de neutralidade, o que deve proporcionar chuvas dentro da média para o próximo trimestre.
Ainda que as chuvas verificadas tenha proporcionado um cenário de estabilidade para a região, o Consórcio PCJ recomenda aos municípios e empresas associados a continuar investindo em sistemas de aproveitamento de água de chuva e reuso, bem como na construção de bacias de retenção, cisternas, reservatórios, piscinões ecológicos, dentre outras tecnologias, além de acompanhar os boletins hidrológicos e de comportamento climático na região.
Mais detalhes podem ser conferido clicando no link destacado abaixo.