Chuva de sementes: Inovação na conscientização sobre a importância das árvores

O município associado de Bragança Paulista (SP) promoveu no dia 20 de setembro a Festa das Árvores, realizado às margens do Lago do Taboão, com a participação e mobilização da comunidade local. Em parceria com o Consórcio PCJ, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, inovou ao lançar durante o evento cerca de 100 balões biodegradáveis com sementes dentro, doadas pelo Programa de Proteção aos Mananciais. O objetivo foi o de conscientizar a população ao mesmo tempo em que essas sementes conseguissem germinar em qualquer lugar da cidade.
Próximo ao local de realização da festa há o Parque Municipal Natural Petronilla Markowicz que possui bioma remanescente de Mata Atlântica, em estágio médio a avançado de regeneração, no qual as sementes lançadas ao céu poderiam cair e encontrar um local apropriado para sua germinação e desenvolvimento.

A Festa das Árvores também estava inserida na Hora Verde, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que propôs um grande mutirão de plantio de árvores em todo o Estado às 11h, no dia 20.

O objetivo central do evento foi conscientizar a população acerca dos inúmeros benefícios trazidos pelas árvores, principalmente nos ambientes urbanos, como controle do clima e temperatura, permeabilidade do solo e proteção dos lençóis freáticos, melhoria na qualidade do ar, fornecimento de sombra, assim como o embelezamento paisagístico.

Mais de mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram doadas ao público, além dos balões biodegradáveis. A população ainda recebeu várias orientações técnicas sobre plantio responsável e manutenção das mudas.

Os organizadores da festa e os participantes da mobilização em prol da mobilidade urbana e da 1ª Caminhada e Passeio Ciclístico do Dia Mundial Sem Carro, também marcaram presença no evento.

O Consórcio PCJ mobilizou os municípios das Bacias PCJ em setembro sobre a importância das árvores e das matas, como também da preservação e recuperação de nascentes, para a ampliação da oferta hídrica. A entidade aproveitou as comemorações pelo dia da árvore, festejado no dia 21 de setembro, e elaborou os 10 mandamentos para preservação das nascentes, além de promover plantios simbólicos de Ypê Branco, árvore símbolo do Consórcio PCJ, em vários municípios e empresas associados como forma de sensibilização sobre o tema.

Crédito Fotos: Fábio Moraes.

População participa da Festa da Árvore
Entrega de mudas nativas e frutíferas

 

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo