Centro de Pós-Graduação da Escola de Engenharia de Piracicaba passa a se chamar Centro Luiz Roberto Moretti

Secretário executivo dos Comitês PCJ, falecido em fevereiro desse ano, foi homenageado por todo o seu trabalho em prol da educação e da gestão de recursos hídricos.

 

A Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP/FUMEP) realizou evento na última segunda-feira, dia 04 de outubro, de homenagem póstuma ao engenheiro e secretário executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti, que faleceu em fevereiro desse ano em decorrência de complicações da Covid-19. O Centro de Pós-Graduação da instituição agora leva o nome de uma das figuras mais importantes para o sistema de gerenciamento de recursos hídricos das Bacias PCJ e também grande expoente do corpo docente da Faculdade. A ocasião também lembrou os 54 anos da EEP/FUMEP.

Várias autoridades compareceram ao evento ao lado de familiares, amigos e professores. Estiveram presentes o vice-prefeito Gabriel Ferrato; o vereador Gilmar Rotta; o deputado estadual Roberto Morais; o coordenador de recursos hídricos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Rui Brasil Assis; o superintendente do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Francisco Eduardo Loducca; o assessor técnico do DAEE, Nelson Ashiro; o diretor do DAEE/Piracicaba, Felipe Gobet de Aguiar, e pela Família PCJ, estiveram presentes o atual secretário executivo dos Comitês PCJ, André Navarro, o diretor-presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, e o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, autor do artigo intitulado “A trajetória de amor e dedicação de Luiz Roberto Moretti pela EEP.

Entidades e órgãos de classe também marcaram presença, a exemplo de Alexandre Marques, da AEAP; Arthur Ribeiro, do CREA; Homero Scarso, do CIESP; e Durval Dourado Neto, da Esalq; além dos conselheiros Ademir Godoy, Nilson Ferraz de Arruda e Antônio Dirceu Zampaolo; e dos professores Maria Helena Tavares, Milton Rontani Júnior, Marcos Joel Leite, Marcos Bertanha, Clayton Maschietto, Fernando Albuquerque, Alexandre Vilela e o bibliotecário Guilherme Belíssimo.

Em suas falas, dirigentes da FUMEP e autoridades presentes foram unânimes em elencar a competência, a extrema inteligência, a humildade, a bondade e a coragem de Moretti. “Ele se doou à gestão da água e seu legado terá continuidade para a melhora da qualidade de vida da cidade, do Brasil e do mundo”, consideraram ao traçar o histórico de ações, programas e projetos que contribuíram para mudar a história da água no país graças à atuação de Moretti e sua equipe.

Na gestão de recursos hídricos, Moretti participou ativamente da estruturação do sistema de gerenciamento nas Bacias PCJ, durante o início dos anos de 1980 e a consequente implantação, em 1993, dos Comitês PCJ. Em 2006, empenhou-se na criação da Fundação Agência das Bacias PCJ. Ao lado do Consórcio PCJ, Moretti atuou em parcerias importantes como nas negociações das renovações das Outorgas do Sistema Cantareira, em 2004 e 2017, que garantiram mais água para a região, nos processos de sensibilização da sociedade com os programas de educação ambiental e teve papel central na estruturação dos Comitês PCJ, um dos mais desenvolvidos e consolidados do Brasil. Ele também contribuiu significativamente na implantação da Cobrança pelo Uso da Água nas Bacias PCJ.

Na sua fala durante o evento de homenagem, Lahóz lembrou emocionado a amizade e parceria profissional cultivada com Moretti, que tanto o ajudou no desenvolvimento pessoal, como também, possibilitou que essa experiência resultasse em avanços na implantação do modelo de gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias PCJ. “A grandiosidade e generosidade é comprovada pelos anos que ele lecionou na EEP/FUMEP, passando para as gerações futuras todo o seu legado como engenheiro e gestor de recursos hídricos, temos uma grande missão pela frente, de não deixar que essa chama jamais se apague”, comentou.

O evento destacou o histórico de serviços prestados à engenharia, à gestão pública e ao ensino por Moretti, que foi professor universitário nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e coordenador nos cursos de especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos e de Gestão na Construção Civil, do Centro de Pós-Graduação da EEP.

Luiz Roberto Moretti faleceu no dia 04 de fevereiro de 2021, deixando uma lacuna entre os gestores de recursos hídricos das Bacias PCJ, mas também, enchendo de esperança os que ficaram para seguir com seu legado e conhecimento.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo