Celebração dos 30 anos do Consórcio PCJ é marcada por homenagens, lançamento de aplicativo e apresentação da Família Lima

Comemorações e homenagens marcaram a cerimônia de celebração dos 30 anos de atividades do Consórcio PCJ em prol da gestão da água nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), na noite da última quinta-feira, dia 17 de outubro, na casa de shows Via Appia, em Campinas.

Conduzido pelas mestres de cerimônia, Daniela Lemos e Helen Sacconi, jornalistas do Programa Terra da Gente, da EPTV/Globo, o evento teve início às 19h com um coquetel de boas-vindas. A abertura da celebração dos 30 anos do Consórcio PCJ foi sinalizada pela palavra do Prefeito de Nova Odessa e Presidente da Entidade, Benjamim Bill Vieira, que agradeceu a presença de todos e o apoio recebido pelos 42 municípios e pelas 24 empresas associados. “O Consórcio PCJ além de ser pioneiro na gestão hídrica fez um trabalho excelente ao longo desses 30 anos. Mas tudo isso só foi possível graças às empresas e os municípios parceiros que acreditaram no trabalho e na seriedade da entidade. A vocês, o nosso muito obrigado”, disse o presidente.

Presente na noite de festividades, o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, destacou o importante trabalho desempenhado pela entidade na gestão dos recursos hídricos ao longo de três décadas. “Prefeitos, empresas, e funcionários deram a vida pela gestão da água. Hoje a entidade não é só um modelo nacional, já se tornou internacional também, graças a todo o esforço empreendido ao longo dessas três décadas”, afimou Lahóz.

Representando o prefeito de Campinas, o Presidente da Sanasa Campinas, Arly de Lara Romeu, destacou o papel do Consórcio PCJ na preservação ambiental. “Como parceira da entidade a Sanasa pôde acompanhar todo o crescimento do Consórcio. Ao longo de todo esse tempo o Consórcio PCJ ganhou enorme prestígio e credibilidade ao desenvolver um trabalho consciente voltado para a sustentabilidade”.

Integrando parte das comemorações, os representantes dos 42 municípios e das 24 empresas associados a entidade receberam a medalha “30 Anos de Ações em Prol da Água” como uma forma de homenagem e reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos na região. O representante da BRK Ambiental, Fernando Mangabeira Albernaz, que exerceu o mandato de Conselho de Transição do Consórcio PCJ, nos anos de 2005 e 2009, tomou a palavra em nome das empresas associadas e agradeceu pela parceria com a entidade. “É com muito orgulho que a BRK tem participado dos últimos 24 anos de vida do Consórcio. Participei durante 15 anos e acompanhei de perto todo o esforço e dedicação para que a população pudesse ter acesso a uma água de qualidade”, afirmou Mangabeira.

Já o prefeito de Hortolândia, Ângelo Perugini, que exerceu o mandato de presidente do Consórcio PCJ, de 2009 à 2012, subiu ao palco representando os municípios associados e relembrou com carinho o tempo em que esteve à frente do Consórcio PCJ. “Me orgulha ter participado dessa entidade e de ter estado à frente dos trabalhos. É uma entidade séria que preza pelo desenvolvimento da região”, ressaltou Perugini.

Em reconhecimento aos 25 anos do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, programa pioneiro do Consórcio PCJ, o público pôde contemplar uma apresentação cultural do Grupo Teatral NAC, de Santa Bárbara d’Oeste, sobre a relevância da sensibilização do tema da água. Alinhado à questão da educação ambiental, o Consórcio anunciou o lançamento do aplicativo “eÁgua” para smartphones e tablets da entidade sobre uso racional da água por meio de uma demonstração interativa. Disponível nas lojas do Android (Play Store) e iOS (Apple Store), o app possibilita que o usuário calcule o tempo de banho e o consumo de água e ainda fornece notícias do mundo da gestão de recursos hídricos e informações em primeira mão sobre o Consórcio PCJ.

Segundo o gerente de sensibilização e comunicação do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, o app é uma forma de moderna e interativa de gerar consciência à população. “O aplicativo vai estar disponível para todo o Brasil e vai possibilitar que cada pessoa conheça seu gasto de água. É uma forma simples e descontraída de frear o desperdício de água”, comenta Sant’Anna.

Uma das lendas vivas da educação ambiental nas Bacias PCJ, Francisco Moschini relembrou momentos marcantes da entidade e agradeceu por toda a gestão. “Há 30 anos estamos trabalhando por uma água melhor e tudo isso só foi possível graças ao empenho de todos os prefeitos que já passaram por aqui”, lembra ele.

Ao término das comemorações de três décadas de trabalho e dedicação por parte da entidade, os convidados tiveram a oportunidade de acompanhar a entrega do 7º Prêmio Ação Pela Água. Criado pelo Consórcio PCJ, em 2000, a premiação tem a missão de reconhecer as melhores práticas de gerenciamento de recursos hídricos e de meio ambiente. Na sétima edição, foram premiadas pela primeira vez as matérias jornalísticas que fizeram a diferença na sensibilização da população sobre a problemática da água. Ao todo, dos 90 projetos inscritos nesta edição, 23 se destacaram e seus autores foram nomeados “Notórios da Água”. Dentre os finalistas, 8 receberam o troféu Olho d’Água, produzido pelo artista multimídia Ca Cau.

Os ganhadores do 7º Prêmio Ação Pela Água são: Prefeitura Municipal de Saltinho (Categoria I – Poder público de municípios associados ao Consórcio PCJ); Sanasa Campinas (Categoria II – Setor empresarial associado ao Consórcio PCJ); Hyundai Motor Brasil Piracicaba (Categoria III – Instituições não associadas ao Consórcio PCJ); Associação Mata Ciliar (Categoria IV – Sociedade Civil); e Unicamp (Categoria V – Ensino e pesquisa).

Já na categoria VI, dividida em três seguimentos, os vencedores são: Ebc/Agência Brasil (Segmento I – Reportagem jornalística em veículo impresso e/ou digital); TV Câmara Campinas (Segmento II – Reportagem jornalística em emissora de TV); e Rádio CBN Campinas (Segmento III – Reportagem jornalística em emissora de rádio).

Após a premiação foi a vez da Família Lima subir ao palco para encerrar a noite de festividades ao som de muito bom humor e estilo.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo