Celebração dos 20 anos do Consórcio PCJ é marcada pela emoção

O Theatro Municipal de Paulínia foi o palco nesta quinta-feira (22) da celebração dos 20 anos do Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ). Numa festa marcada pela emoção nas entregas das homenagens aos fundadores da entidade, ex-presidentes, ex-presidentes do Conselho Fiscal, os ex-coordenadores da Plenária de Entidades e todos os consorciados, o público ainda pode contar com a apresentação do cantor Renato Teixeira, célebre por composições como “Romaria” e “Frete”.

Mais de 15 prefeitos estiveram no evento, além do Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Vicente Andreu e do deputado estadual Antônio Mentor. No total cerca de 600 pessoas estiveram presentes à ocasião.

O Presidente do Consórcio PCJ e Prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, parabenizou a entidade pela realização das homenagens durante o evento e ressaltou que a região continuará avançando na questão de recursos hídricos. “Os resultados que estamos colhendo hoje é fruto de um trabalho muito bem feito lá atrás e entendo que precisamos continuar avançando, pois essa é a característica da nova diretoria, de buscar sempre evoluir na gestão de recursos hídricos”, pontuou Perugini.

Para o secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi, finalizada as comemorações, a meta então é olhar para frente para os próximos desafios. “Agora que a comemoração dos 20 anos já passou, vamos nos preparar para os novos desafios, porque tem muita água para rolar, e se há água, há vida, e se há vida, lembremos sempre que a vida há de vencer”, comentou Brochi.

O novo site do consórcio foi oficialmente lançado durante o evento, com um lay out moderno e mais clean, o que facilita a navegação dos internautas pelos programas e informações da entidade. O desenvolvimento das atividades da entidade poderá ser acompanhado quase que em tempo real pelos consorciados, podendo deste modo conferir o atendimento do Plano de Atuação.

Foi apresentado também o novo design gráfico do Informativo Água Viva, que circula entre os consorciados desde 1991, e a nova edição da Revista Nossas Águas – edição de 20 anos. Também houve o lançamento do selo comemorativo e do cartão postal dos 20 anos da entidade, além do vídeo de comemoração de 15 anos da Semana da Água, que emocionou a equipe do Consórcio PCJ e a platéia.

A parte final do evento foi marcada pelos sucessos do cantor e compositor Renato Teixeira, principalmente na apresentação das canções “Romaria” e “O Rio de Piracicaba”. O cantor comentou entre uma canção e outra o aniversário do Consórcio PCJ com um trecho de um poema de Fernando Pessoa. “O Tejo não é mais bonito que o rio da minha terra porque o Tejo não é o rio da minha terra”, disse ele arrancando efusivos aplausos do público.

Teixeira enalteceu o trabalho do Consórcio na preservação dos recursos hídricos da região. “Cuidar desses rios é fundamental, pois sem eles a história vai acabar logo. Está todo mundo batalhando para salvar nossos rios e eu acho que isso é uma missão vital, é uma missão de honra, é uma missão poética, é uma missão de vida”, lembrou ele.

A noite de comemorações se encerrou com um coquetel para os convidados e com o sentimento de que desafios ainda existem, mas com a garra e coragem que todos demonstraram nesses 20 anos, o Consórcio PCJ persistirá no seu caminho de preservação de nossos rios, porque a vida há de vencer!

  lay out

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo