Inscrições estão abertas até amanhã, 29/08
A Categoria D do Prêmio Ação pela Água realizado pelo Consórcio PCJ é dedicada a reconhecer e incentivar a contribuição de Instituições de Ensino Superior e Técnico, localizadas nos municípios associados ao Consórcio PCJ, no desenvolvimento de conhecimento científico, inovação tecnológica e ações educativas voltadas à gestão sustentável da água e do saneamento básico. As inscrições para o prêmio estão abertas até essa sexta-feira, dia 29/08, e podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfuDS0_Wyxt-867euRjWuO1w-sionoWHpWlHbpJDRg7X7qXcw/viewform
Esta categoria visa promover a aproximação entre o setor acadêmico e a gestão dos recursos hídricos, valorizando pesquisas e projetos que tragam soluções, análise crítica e propostas inovadoras para os desafios enfrentados pela região. O 9º Prêmio Ação pela Água 2025 terá como tema “Segurança hídrica é nossa Meta Global: Juntos pelos ODS”. Os participantes deverão apresentar projetos conectados às temáticas: água, gestão de recursos hídricos, meio ambiente, educação ambiental, saneamento, resíduos, e que estejam alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os finalistas serão anunciados em 13 de outubro, durante o aniversário do Consórcio PCJ, quando também acontecerá a entrega dos certificados “Notórios da Água”. Já a cerimônia oficial de entrega do prêmio ocorrerá no dia 28 de novembro, no Jardim Botânico de Nova Odessa que contará com a realização de um workshop de apresentação dos trabalhos finalistas, intitulado “Água Summit”, no qual acontecerá pela tarde, antes da cerimônia de premiação. Na ocasião, o público presente votará em qual dos finalistas foi o melhor projeto para o recebimento do troféu “Beija-Flor pela Água”, de escolha popular.
Em seguida ao Água Summit, ocorrerá o Happy Hour “Celebração das Águas”, para a recepção dos convidados para a Cerimônia de Premiação, que contará com um coquetel dançante e uma atração musical que ainda será revelada.
Os temas dos projetos que podem ser inscritos nesta categoria são:
Pesquisas nas áreas de meio ambiente, água e saneamento: estudos que aprofundem o conhecimento sobre recursos hídricos, qualidade da água, eficiência no saneamento básico, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Pesquisas sobre Inteligência Artificial voltada à água, esgoto, combate às perdas, entre outros: investigações e aplicações práticas de IA e outras tecnologias emergentes.
Estudos sobre impactos das mudanças climáticas na disponibilidade hídrica: análises e modelagens que contribuam para compreender os efeitos das alterações climáticas sobre os mananciais, regimes de chuvas, eventos extremos e segurança hídrica.
Educação e sensibilização ambiental: Campanhas de conscientização e divulgação de boas práticas sustentáveis etc.
Pesquisas sobre políticas públicas, participação social e resultados atingidos: avaliações e estudos sobre a efetividade de políticas públicas na área de recursos hídricos, saneamento e meio ambiente.
Mais informações pelo site: https://agua.org.br/premio-acao-pela-agua/ ou pelo Instagram oficial do evento: https://www.instagram.com/acaopelaagua/
SOBRE O PRÊMIO AÇÃO PELA ÁGUA
Promovido pelo Consórcio PCJ desde o ano 2000, é considerado o Oscar da Água nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas nas Bacias PCJ por instituições públicas e privadas, no sentido de recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.
O Prêmio é uma realização do Consórcio PCJ, com o patrocínio da ARES PCJ, e apoio institucional de: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP); Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro); Comitês PCJ; Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares); Laboratório de Apoio Multicritério à Decisão Orientada à Sustentabilidade Empresarial e Ambiental (LADSEA); Observatório das Águas (OGA); Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB); Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL); Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas); Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e Governo Federal.