Casa + Sustentável de Portas Abertas promove oficinas de sensibilização e feira de troca sustentável

Consórcio PCJ abriu as portas do seu espaço de educação ambiental para receber público presencial em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental e do Dia Mundial do Meio Ambiente

A Casa + Sustentável, uma iniciativa do Consórcio PCJ ao lado da CPFL Energia e ANEEL, ficou “de portas abertas” para visitação pública e atividades presenciais, como oficinas ambientais, feira de troca sustentável e doação de brindes, durante todo o dia da última sexta-feira, dia 03/06. O evento também comemorou o Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado no dia 03, e o Dia Mundial do Meio Ambiente, festejado no dia 05 de junho.

No período da manhã, além da visitação liberada a todos os ambientes da Casa, os visitantes participaram da oficina sobre compostagem, aplicada pelo Mestre em Ciência, Engenheiro Ambiental e Assistente de Projetos do Consórcio PCJ, Eduardo Paniguel. Na ocasião, o técnico do Consórcio PCJ deu detalhes sobre como montar uma composteira em casa e, assim, reutilizar os resíduos orgânicos para gerar humus, subproduto da decomposição desses materiais e altamente fertilizantes para plantas.

“O objetivo da oficina foi desmistificar que é complicado ter uma composteira nas residências, além de dar dicas práticas e noções sobre a gestão dos resíduos dentro de casa”, explica Paniguel.

Já no período vespertino, a oficina teve como tema as tecnologias de captação de água de chuva, apresentada por Thiago Pietrobon, doutor, biólogo e diretor da Ecosuporte Assessoria Ambiental, que demonstrou de forma prática como montar uma cisterna caseira. “Com pouco investimento e muita criatividade é possível criar um sistema de captação de água da chuva e usar a água armazenada para ações como molhar o jardim e limpar o quintal, sem a necessidade de gastar a água tratada”, comenta.

Ao final da programação das atividades, tanto da manhã quanto à tarde, aconteceu a “Feira de Troca Sustentável”, na qual os participantes trouxeram um quilo de alimento não perecível, produtos de higiene pessoal ou uma peça de agasalho para a troca por materiais de Educação Ambiental, disponibilizados na feirinha. Foram levantados 22kg de mantimentos, além de agasalhos, que serão doados à Instituição de caridade, Benaiah, de Americana (SP), referência no abrigo aos idosos.

Segundo a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Andréa Borges, a iniciativa teve como objetivo capacitar os visitantes, promovendo a interação e troca de experiências, além de marcar o retorno das atividades presenciais do programa. “A Casa + Sustentável é um espaço com diversas tecnologias e inovações acessíveis para todo mundo, desde crianças até o público de terceira idade. O evento Portas Abertas quer levar o conhecimento que a casa possui para a comunidade, além de promover capacitações que buscam sensibilizar a população sobre sustentabilidade. Estamos muito felizes em voltar a receber as pessoas, presencialmente”, atenta.

Sobre a Casa + Sustentável

Inaugurada em 2009, a Casa Modelo, que fica situada na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP), foi idealizada com o objetivos de apresentar novas formas de construção mais sustentáveis. Depois, no ano de 2011, em sua primeira remodelação, o local trouxe para o debate o tema acerca de decoração sustentável, com a realização da Casa Modelo EcoDecor. Em 2021, o projeto deu um novo salto evolutivo com a parceria inédita com a ANEEL e a CPFL Energia, que permitiu investimentos na ordem de R$3 milhões na modernização da estrutura, na elaboração de novo projeto pedagógico e novas atrações aos visitantes da construção, que agora passa a se chamar Casa + Sustentável.

O espaço conta com 10 atrações que vão além de demonstrações de construção e decoração sustentável. Agora, os visitantes fazem um mergulho dentro da história do uso de energia elétrica eficiente e o consumo racional de água, abordando ainda os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para agendamento de visitas de grupos e escolas, acesse: https://agua.org.br/casamaissustentavel/

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo