Casa modelo recebe objetos feitos com materiais recicláveis produzidos por funcionários da Ambev

A Casa Modelo, construída pelo Consórcio PCJ e parceiros, recebeu na manhã do dia 11 de julho novos objetos constituídos por materiais recicláveis, produzidos por funcionários da empresa consorciada Ambev durante o Concurso Cultural realizado na Semana do Meio Ambiente e Prevenção de Acidentes no Trabalho, promovido pela própria empresa.

A ideia do Concurso partiu do técnico de Segurança do Trabalho da Ambev, Alessandro Nogueira, que após ter conhecido o projeto da Casa Modelo decidiu incentivar os funcionários a criarem objetos com materiais recicláveis para serem doados ao Consórcio PCJ.

Depois de uma visita a Casa Modelo, surgiu a ideia de promover um concurso na empresa com os funcionários para que eles pudessem criar o hábito de reciclar materiais e com esses materiais produzir objetos para a Casa, tanto para decoração quanto para utilizá-los”, diz Nogueira, que produziu junto com a esposa um quadro utilizando madeira e uma camiseta antiga.

Os funcionários da Ambev participantes do Concurso Cultural reciclaram o lixo em casa para produzir os materiais. O concurso premiou os 1º, 2º e 3º lugares. Ao todo foram sete objetos que concorreram e depois doados. O Puff para sentar feito com garrafas PET ganhou em 3º lugar; duas bonecas feitas de pote de iogurte e tampas de garrafas ficaram na 2ª posição; e o avião feito com lata de bebida de alumínio e papel de revista, ganhou o concurso em 1º lugar; além destes também foram doados ao Consórcio PCJ uma flor para decoração elaborada com lata de alumínio e madeira; uma pá de lixo com cabo de vassoura velho, lata de tinta e plástico; e um quadro de parede feito com madeira e camiseta, que não concorreu ao prêmio, pois era criação do organizador do concurso.

A Gerente de Sensibilização e Gestão do Consórcio PCJ, Andreia Borges, diz que a doação desses novos objetos pode servir de incentivo para os próximos visitantes da Casa. “A maior importância de termos esses objetos aqui na Casa Modelo é que eles podem incentivar as pessoas que ainda virão nos visitar a reciclar e produzir esses objetos que podem ser brinquedos, objeto de decoração ou até mesmo para utilização deles”, afirma.

Para o Engenheiro Ambiental, Felipe Pereira, é de grande importância a exibição desses objetos para a criação de outros materiais recicláveis. “Quanto mais objetos sustentáveis e de materiais reaproveitados, mais ideias surgirão e as pessoas podem passar a reutilizar materiais que antes iriam ser jogados fora. Acredito que o grande objetivo da Casa Modelo é esse, fazer com que as pessoas tenham ideias de como ter objetos de utilização ou decoração em suas próprias casas”, acrescenta.

CONHEÇA A CASA MODELO

A Casa Modelo recebe alunos da rede pública e privada, além de profissionais da Educação e empresas associadas e não associadas ao Consórcio PCJ. O horário de visitação é sempre no período da manhã e a tarde, às terças e quintas-feiras. Para agendar sua visita ligue para o telefone (19) 3628-9271 ou mande seu email para casamodelo@agua.org.br.

A Casa Modelo foi construída pelo Consórcio PCJ e parceiros, em 2009, e apresentou novas técnicas de construção civil na área da sustentabilidade. Em 2011, diante das novidades no setor, o Consórcio PCJ convidou 13 arquitetos para decorarem a Casa com materiais sustentáveis e que utilizassem em sua fabricação materiais que não agredissem o meio ambiente ou que fossem menos poluentes. No total, 14 ambientes foram projetados e decorados.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo