Casa Modelo Experimental é premiada pelo Prêmio von Martius

 

A Casa Modelo Experimental de Uso Racional da Água e Energia Elétrica do Consórcio PCJ, construída em parceria com 22 empresas, foi premiada no último dia 24 de novembro no Prêmio von Martius de Sustentabilidade na categoria Humanidade.  A casa recebeu um troféu e um certificado pela conquista do terceiro lugar entre 166 projetos inscritos, em três categorias: Humanidade, Natureza e Tecnologia. Desde quando foi criado, em 2000, o Prêmio recebeu 1.630 trabalhos.

A Vice-Presidente do Programa de Educação Ambiental, Fabiane Santiago, e o Coordenador do Programa de Proteção aos Mananciais, Guilherme Valarini, estiveram presentes representando o Consórcio PCJ na premiação.

“É uma grande honra para nós do PCJ recebermos esse prêmio, mostra a importância da casa modelo para a preparação das futuras gerações no que diz respeito ao consumo racional de água e energia elétrica”, comentou Fabiane.

Estiveram presentes à cerimônia de premiação, o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Weber Porto, além de representantes de diversas empresas, ONGs e jornalistas de meio ambiente.

O Prêmio foi criado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em 2000, com a proposta de premiar projetos que valorizam, independentemente de estarem ligados a uma grande empresa ou não, ações voltadas ao desenvolvimento sustentado de diversas comunidades, que podem ser utilizadas como exemplo aplicável às mais variadas situações geoeconômicas do País.

O nome do Prêmio é uma homenagem ao botânico alemão Carl Friedrich von Martius (1794-1868), cujo trabalho de pesquisa científica, durante sua viagem de quase três anos pelo Brasil, entre 1817 e 1820, contribuiu grandiosamente para a botânica, cultura e história do País.

A Casa Modelo do Consórcio PCJ possui 190 m2 e está construída na sede da entidade, em Americana-SP, e mostra de forma didática formas de uso racional de água e energia elétrica. Toda sua arquitetura foi projetada de tal modo que, o impacto ao meio ambiente seja o menor possível, como por exemplo, a coleta de água da chuva do telhado que pode ser usada nos vasos sanitários, a inclinação do telhado para melhor aproveitamento da energia solar, e a construção privilegia o uso da iluminação natural par ao consumo reduzido da energia elétrica, além de uma estação compacta de tratamento de efluentes. Dentro da casa as torneiras são econômicas e as luminárias compostas por lâmpadas que gastam menos energia. Nos vasos sanitários a descarga é composta por dois botões, um para líquido e outro para sólidos.

Recentemente, foi firmada nova parceria, desta vez com a empresa SunLab, para o fornecimento de placas solares e luminárias para o consumo através de energia solar para a iluminação interna e externa da casa.

A Casa tem como objetivo introduzir na cultura regional, conceitos fundamentais e ações sobre racionalização do uso da água e energia elétrica, utilizando-se de materiais e métodos construtivos inovadores e com princípios de sustentabilidade. 

Em menos de um mês, este é o segundo prêmio em que a Casa Modelo Experimental é finalista. O Consórcio PCJ sempre teve a cultura de prestigiar este tipo de concursos angariando alguns prêmios como o Projeto RAC/Sanasa 2008 de Responsabilidade Ambiental, Prêmio Re-Source Award 2002 – Prêmio Internacional para o Gerenciamento de Bacias Hidrográficas, Prêmio Melhores Práticas da Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo, Departamento de Água e Energia Elétricas (DAEE) e Conselho de Recursos Hídricos (CRH), Prêmio Destaque Ambiental do COMDEMA de Piracicaba, Prêmio PNBE de Cidadania, Prêmio HENRY FORD- Categoria Educação Ambiental, Prêmio Karl Karell, Prêmio ASHOKA, entre outros.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo