Casa Modelo EcoDecor é inaugurada nesta terça-feira (08) trazendo o que há de mais moderno em decoração sustentável

07/11/2011

Durante a mostra Consórcio PCJ lançará o “Projeto Registro Especial Georeferenciamento Florestal”

A mostra de decoração sustentável “Casa Modelo EcoDecor” é inaugurada nesta terça-feira, dia 08, com a presença de autoridades, convidados e a imprensa, na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP), a partir das 9h. O evento poderá ser acompanhando ao vivo pelas redes sociais da entidade no twitter (www.twitter.com/consorcio_pcj) e no Facebook (Consórcio PCJ). Durante a ocasião o Consórcio PCJ também lançará o “Projeto Registro Especial Georeferenciamento Florestal”, que pretende catalogar as árvores da região com conotação histórica, cultural ou técnica.

No total, 13 profissionais (arquitetos, design de interiores, paisagistas e engenheiros) da região assumiram o desafio de desenvolverem projetos de decoração e paisagismo para a Casa Modelo com foco no reuso e reaproveitamento de materiais. A construção civil e decoração sustentável são tendências cada vez mais dominantes no mercado.

O desafio da Casa Modelo EcoDecor é demonstrar para a população que não apenas em novas construções se deve utilizar materiais sustentáveis. “Se você não tem dinheiro para construir uma casa como a que temos aqui na sede do Consórcio PCJ, então tente em cada pequena reforma em sua residência utilizar esses materiais de reaproveitamento e reuso que, hoje, possui uma variedade bem razoável de modelos e valores. Aos poucos você verá sua casa ficar ecológica”, atenta a Coordenadora de Projetos do Consórcio PCJ, Andréa Borges.

Os visitantes da mostra terão contato com materiais de profundo bom gosto que ao olho nu não revelam qualquer diferença aos materiais convencionais. Pisos que imitam madeira com perfeição, pisos feitos a partir de pedaços de garrafas de vidros, poltronas e bancos criados com garrafas de PET, moveis montados a partir de madeiras de pallets, carpetes feitos de PETs, iluminação de LED dos mais variados modelos, torneiras e vasos econômicos, isso é apenas uma pequena mostra do que estará disponível na Casa Modelo EcoDecor.

“Queremos que os visitantes da mostra se encantem com a beleza dos ambientes projetados com materiais sustentáveis e vejam que nem tudo que é de origem de reuso, reciclado, é feio ou menos resistente. Queremos, também, que os visitantes saibam onde encontrar esses produtos para implantá-los em suas residências. Se conseguirmos essa inciativa teremos cumprido nosso objetivo de conscientização e sensibilização ambiental”, comenta a Vice-presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ, Fabiane Santiago.

Durante o evento de inauguração, o Consórcio PCJ com o auxílio de parceiros, irá lançar o “Projeto Registro Especial Georeferenciamento Florestal” para registrar e cadastrar árvores da região com conotação histórica, cultural ou técnica. Logo após o início das visitas das autoridades, convidados e imprensa à nova Casa Modelo, também ocorre o plantio de uma muda de “ipê branco” em frente à Casa Modelo, como registro do início do projeto.

A Casa Modelo EcoDecor ficará aberta ao público de 09 de novembro a 08 de dezembro, na sede do Consórcio PCJ, localizada na Avenida São Jerônimo, 3100, Morada do Sol, Americana (SP). A mostra funcionará de terça a sábado das 11h às 19h. Os ingressos podem ser comprados com desconto até o dia 12 de novembro nos pontos de venda:

Em Americana: na Meta Materiais elétricos, localizada na rua Dr. Cândido cruz, número 182. O telefone de contato 3471 0010; na sede do Consórcio PCJ, Av. São jerônimo, número 3100, aos cuidados de Silmara na recepção da entidade.

Em Santa Bárbara d’Oeste: Essencial Engenharia, situada na rua Dona Margarida, 405, sala 13. Telefone para contato 3628 9271

Em Piracicaba: Torres turismo, localizada na Avenida Beira Rio, 1001. Telefone para contato 3417 2300

A Mostra Casa Modelo EcoDecor só é possível graças ao patrocínio de empresas com compromisso com a sustentabilidade, entre elas, a Caixa Economica Federal, Jornal TodoDia, HM Construtora, CPFL Energias, Docol, Ajinomoto, Petrobras/Replan e Invista, além de contar com os apoios da prefeitura de Americana, Rádio Azul Celeste, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Americana (AEAA), do Instituto de Arquitetos do Brasil, AmBev, Tintas Sherwin Williams, Sunlab Power, Cereja, House Luz Iluminação e Estilo, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia, Tintas Hydronorth, PMK Propaganda e Marketing. O projeto está sendo supervisionado pelo arquiteto Antônio Giocondo.

Durante a mostra Consórcio PCJ lançará o “Projeto Registro Especial Georeferenciamento Florestal”

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo