Casa Modelo EcoDecor apresentará novidades no setor de decoração e paisagismo sustentáveis

26/10/2011

Mostra promovida pelo Consórcio PCJ acontece em novembro na cidade de Americana (SP)

Às oito horas da manhã do dia 17 de agosto de 2011, um novo som ecoou pela Casa Modelo, construída na sede do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ). A batida do martelo reverberava pelas paredes de toda a casa. Assim, iniciou a reforma da casa para prepará-la para a mostra “Casa Modelo EcoDecor”, que busca apresentar o que há de mais novo no mercado da construção civil e da decoração sustentável, a partir do dia oito de novembro de 2011. A iniciativa do Consórcio PCJ conta com o apoio de 13 profissionais (arquitetos, engenheiros e design de interiores), e com patrocínio de empresas com compromisso com a sustentabilidade, entre elas, a Caixa Economica Federal, Jornal TodoDia, HM Construtora, CPFL Energias, Docol, Ajinomoto, Petrobras/Replan e Invista, além de contar com os apoios da prefeitura de Americana, Rádio Azul Celeste, Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Americana (AEAA), do Instituto de Arquitetos do Brasil, AmBev, Tintas Sherwin Williams, Sunlab Power, Cereja, House Luz Iluminação e Estilo, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia, Tintas Hydronorth, PMK Propaganda e Marketing. O projeto está sendo supervisionado pelo arquiteto Antônio Giocondo. São todos unidos com um objetivo comum: promover a união entre o conforto e a qualidade de vida com respeito ao meio ambiente.

Desde abril desse ano o Consórcio PCJ vem negociando e recebendo arquitetos e fornecedores interessados em participar do projeto de decorar um lar totalmente sustentável. Após a apresentação dos projetos de decoração e eleição das efetivas alterações que seriam feitas nos ambientes, a entidade iniciou as reformas na Casa, o que deve perdurar até o final de outubro.

A mostra “Casa Modelo EcoDecor”, tem como objetivo mostrar as novas práticas de construção civil e decoração sustentáveis, além de promover na população a conscientização sobre a necessidade de se investir nessas novas ideias, com possibilidade de aquisição de produtos no mercado convencional, ou orientação sobre onde é possível encontrar tais iniciativas.

Para a coordenadora do programa de educação ambiental do Consórcio PCJ, Andréa Borges, a reforma da casa trará benefícios imensuráveis para os visitantes da mostra e também às crianças que são capacitadas nas questões ambientais através da ferramenta. “Desde que a Casa modelo foi inaugurada, já recebemos mais de cinco mil visitas. Todos que passaram por aqui tiveram uma ótima base sobre o consumo consciente de água e energia. Agora, vamos apresentar os utensílios que qualquer lar utiliza no cotidiano, mas de forma sustentável. Assim, estamos auxiliando na promoção do consumo consciente e da tão desejada transformação ambiental”, ressalta Andréa.

Outro ponto importante tanto da reforma quanto do evento será a anulação de toda a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. O Consórcio PCJ fará o cálculo da quantidade emitida durante todo o processo e, posteriormente, realizará um plantio de mudas para compensar o possível impacto ambiental que a reforma e o evento possam proporcionar. Assim, a mostra Casa Modelo EcoDecor irá apresentar e ser totalmente sustentável. 

Quando foi construída em 2009, a Casa de 190 m2 gerou apenas uma única caçamba de entulho, devido à sua tecnologia de tijolos com furos no seu interior, por onde passam a parte elétrica e hidráulica, não havendo necessidade de rasgar as paredes para esse procedimento.

A mostra Casa Modelo EcoDecor acontecerá entre os dias 8 de novembro e 8 de dezembro na sede do Consórcio PCJ, em Americana (SP). Para participar da mostra, fique atento às novidades do site www.agua.org.br e www.casaecodecor.com.br, nas atualizações do www.twitter.com.br/consorcio_pcj e do Facebook da entidade . Venha, confira e aprenda a unir o útil ao sustentável.

Mostra promovida pelo Consórcio PCJ acontece em novembro na cidade de Americana (SP)

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo