Casa Modelo do Consórcio PCJ é exemplo de construção sustentável

Tema foi destaque na Revista Casa do Jornal O Liberal de Americana 

A Casa Modelo Experimental do Consórcio PCJ, inaugurada no ano de 2009 na sede da entidade, em Americana (SP), foi destaque de construção sustentável na Revista Casa, do Jornal O Liberal. Construída através do projeto “Colaboradores Ambientais”, a Casa Modelo tem como principal objetivo demonstrar tecnologias e métodos de construção civil sustentáveis acessíveis à população, e que contribuem com a racionalização do uso da água e energia.


Apesar de a obra sustentável poder ser 15% mais cara que a convencional, o retorno também promete ser positivo, como explica o arquiteto, Fábio Teixeira. “Um imóvel com preocupações sustentáveis, se pensado desde o início, terá um custo a mais de 15% no valor total da obra. Mas o retorno em economia é maior do que de um projeto convencional”, diz Teixeira à Revista Casa.


Um exemplo dessa economia é o modelo de vaso sanitário, utilizado na Casa Modelo, com duas válvulas que utiliza três litros de água para resíduos líquidos, e seis litros para resíduos sólidos, enquanto o vaso sanitário comum leva 12 litros de água toda vez que é acionado. Esses números representam uma economia de 50% a 80% na conta de água.


Outras opções sustentáveis são o sistema para reaproveitamento de água da chuva, que necessita de um reservatório especial instalado em área externa para captação da água, e as placas fotovoltaicas, que aquecem a água para o banho e torneiras, além de gerarem energia elétrica.


Na hora da pintura prefira as cores claras, que ajudam a refletir a luz no ambiente, e para ser ainda mais sustentável escolha as tintas à base de água, pois não usam solúvel químico.

Essas e outras ideias podem ser conferidas visitando a Casa Modelo do Consórcio PCJ, que recebe alunos da rede pública e privada, além de profissionais da Educação e empresas associadas e não associadas à entidade. O horário de visitação é sempre no período da manhã e a tarde, às terças e quintas-feiras. Para agendar sua visita ligue para o telefone (19) 3645-3734 ou mande seu email para casamodelo@agua.org.br.

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo