Casa Modelo concorre ao Prêmio ANA nessa quarta-feira (05) na categoria Organismos de Bacias

O projeto Casa Modelo EcoDecor, realizado pelo Consórcio PCJ e parceiros em 2011, é finalista do Prêmio ANA 2012, na categoria Organismos de Bacias. A Casa Modelo concorre com outros dois projetos, “Resolução de Conflitos de Uso de Áreas de Preservação Permanente em Pequenas Propriedades Rurais do Oeste de Santa Catarina” do Consórcio Iberê (SC) e “1ª Expedição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba” do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba. O ganhador será conhecido nessa quarta-feira, dia 05, no auditório da Caixa Cultural, em Brasília (DF).

A Casa Modelo foi construída pelo Consórcio PCJ e parceiros, em 2009, e apresentou novas técnicas de construção civil na área da sustentabilidade. Em 2011, diante das novidades no setor, o Consórcio PCJ convidou 13 arquitetos para decorarem a Casa com materiais sustentáveis e que utilizassem em sua fabricação materiais que não agredissem o meio ambiente ou que fossem menos poluentes. No total, 14 ambientes foram projetados e decorados.

Em cada ambiente projetado os materiais utilizados para decoração são sustentáveis, provenientes de reaproveitamento e reuso. Pisos feitos a partir de restos de vidros, com espessuras menores e mais resistentes, novas torneiras inteligentes com consumo menor de água, como a com 1/6 de volta, lâmpadas dos mais variados modelos de LED. Móveis fabricados com madeira de demolição e de PET são algumas das novidades que os visitantes podem conferir na Casa Modelo.

As arquitetas Amábille Almeida e Luciana Galoccio, responsáveis pelo projeto dos banheiros pedagógico, masculino e feminino da Mostra Casa Modelo EcoDecor foram as escolhidas pelo público que frequentou a mostra como o Melhor Ambiente projetado. 

As reformas realizadas na Casa Modelo pelos arquitetos foram mantidas e as visitas de grupos escolares, técnicos e universitários à construção foram intensificadas em 2012.

Instituído em 2006, o Prêmio ANA busca identificar ações que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontar caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento das atuais e futuras gerações. 

Em 2012, o Prêmio ANA recebeu 363 inscrições, entre as quais a Comissão Julgadora selecionou 44 projetos semifinalistas. Quatro categorias tiveram seis trabalhos selecionados (Água e Patrimônio Cultural, Empresas, Ensino e Governo), enquanto as quatro demais (Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica) contaram com cinco escolhidos cada. Todos foram vistoriados pela ANA, exceto os da categoria Imprensa.

O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Hortolândia (SP), Angelo Perugini, ao lado de integrantes da equipe da entidade estarão presentes à Cerimônia de Premiação nessa quarta-feira. 

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo