Carta de Americana está disponível no site do Consórcio PCJ

Está disponível no site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br) o documento “Carta de Americana: Compartilhando Desafios”, que contém os anseios da população das Bacias PCJ, e os desafios que norteiam a renovação da outorga do Sistema Cantareira para o desenvolvimento das Bacias PCJ e do Alto Tietê, onde está a Grande São Paulo. O documento foi aprovado pelos participantes da abertura da Semana da Água 2013, realizado no dia 25 de abril, em Americana (SP).

A Carta de Americana foi  apresentada pela Gerente de Sensibilização e Gestão do Consórcio PCJ, Andrea Borges, para mais de 200 pessoas, entre prefeitos e autoridades da região, além de educadores e representantes dos serviços de Água das Bacias PCJ, obtendo aceitação unânime entre todos os presentes.

Aprovado, o documento será enviado pelo Consórcio PCJ para todos os participantes da Semana da Água e também para os órgãos nacionais engajados na preservação da água e na gestão dos Recursos hídricos, exemplo da Agência Nacional de Águas (ANA), do Governo de São Paulo por meio do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e da Sabesp, e do Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

Num dos parágrafos, o documento discorre sobre a importância de um acordo que garanta água tanto para as Bacias PCJ como para a do Alto Tietê, onde está localizada a Grande São Paulo. “Insistir para que a construção deste novo texto da outorga represente o acordo harmonioso e participativo entre os diversos atores dos vários segmentos da sociedade, que garantirá a sustentabilidade hídrica das duas regiões através da Cooperação pela Água”.

A carta também destaca sobre a necessidade de participação dos educadores e participantes do Projeto “Semana da Água do Consórcio PCJ” a participarem das discussões sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira, durante todo o ano de 2013. O documento, também, convoca a participação da comunidade como no parágrafo: “Conclamar a sociedade civil organizada, como representante direta da comunidade, que fortaleça o processo de integração do setor e apresente seus projetos e ações relacionadas à superação dos desafios com enfoque aos recursos hídricos”.

Satisfeita com a aceitação unânime da Carta de Americana, Andrea Borges comentou que “o documento traz questões complexas e desafiadoras, mas importantes para movimentar a comunidade a participar das discussões sobre o futuro do desenvolvimento sustentável e a ampliação da oferta hídrica na região”.

Para acessar o documento, na página inicial do site do Consórcio PCJ clique no banner na lateral direita com o título “Sistema Cantareira: Compartilhando Desafios – Carta de Americana”. 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo