Carta de Americana está disponível no site do Consórcio PCJ

Está disponível no site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br) o documento “Carta de Americana: Compartilhando Desafios”, que contém os anseios da população das Bacias PCJ, e os desafios que norteiam a renovação da outorga do Sistema Cantareira para o desenvolvimento das Bacias PCJ e do Alto Tietê, onde está a Grande São Paulo. O documento foi aprovado pelos participantes da abertura da Semana da Água 2013, realizado no dia 25 de abril, em Americana (SP).

A Carta de Americana foi  apresentada pela Gerente de Sensibilização e Gestão do Consórcio PCJ, Andrea Borges, para mais de 200 pessoas, entre prefeitos e autoridades da região, além de educadores e representantes dos serviços de Água das Bacias PCJ, obtendo aceitação unânime entre todos os presentes.

Aprovado, o documento será enviado pelo Consórcio PCJ para todos os participantes da Semana da Água e também para os órgãos nacionais engajados na preservação da água e na gestão dos Recursos hídricos, exemplo da Agência Nacional de Águas (ANA), do Governo de São Paulo por meio do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos e da Sabesp, e do Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

Num dos parágrafos, o documento discorre sobre a importância de um acordo que garanta água tanto para as Bacias PCJ como para a do Alto Tietê, onde está localizada a Grande São Paulo. “Insistir para que a construção deste novo texto da outorga represente o acordo harmonioso e participativo entre os diversos atores dos vários segmentos da sociedade, que garantirá a sustentabilidade hídrica das duas regiões através da Cooperação pela Água”.

A carta também destaca sobre a necessidade de participação dos educadores e participantes do Projeto “Semana da Água do Consórcio PCJ” a participarem das discussões sobre a renovação da outorga do Sistema Cantareira, durante todo o ano de 2013. O documento, também, convoca a participação da comunidade como no parágrafo: “Conclamar a sociedade civil organizada, como representante direta da comunidade, que fortaleça o processo de integração do setor e apresente seus projetos e ações relacionadas à superação dos desafios com enfoque aos recursos hídricos”.

Satisfeita com a aceitação unânime da Carta de Americana, Andrea Borges comentou que “o documento traz questões complexas e desafiadoras, mas importantes para movimentar a comunidade a participar das discussões sobre o futuro do desenvolvimento sustentável e a ampliação da oferta hídrica na região”.

Para acessar o documento, na página inicial do site do Consórcio PCJ clique no banner na lateral direita com o título “Sistema Cantareira: Compartilhando Desafios – Carta de Americana”. 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

24 de junho de 2025

Evento acontece entre os dias 23 a 27 de julho A fim de promover a discussão sobre políticas públicas de saneamento básico e facilitar a…

24 de junho de 2025

Evento exclusivo para associados esclareceu sobre a viabilidade econômica e as metodologias de projetos de crédito de carbono aplicáveis às Bacias PCJ O Consórcio PCJ…

18 de junho de 2025

Tema foi debatido no Fórum Internacional de Segurança da Água, em São Paulo, nos últimos dias 12 e13 de junho As mudanças climáticas estão ocasionando…

Pular para o conteúdo