Carta com recomendações de combate às perdas hídricas será elaborada pelo Consórcio PCJ

O Consórcio PCJ promoveu no último dia 26 de setembro, na sede da entidade em Americana (SP), encontro do Grupo Regional de Combate às Perdas Hídricas, que teve como principal objetivo discutir as novas tecnologias e promover a troca de experiências entre os municípios sobre o tema. Ao final da reunião, os presentes deliberaram pela elaboração de carta com recomendações de ações de combate às perdas nos serviços de abastecimento. 

 
Será disponibilizada aos associados do Consórcio PCJ uma lista com fontes de captação de recursos para investimentos em ações de combate às perdas hídricas. Também, foi discutida durante o encontro a necessidade de conscientizar a comunidade da importância das obras de combate às perdas e de se economizar água, como também, dos municípios manterem sempre atualizado o cadastro hidráulico. 
 
O SAAE Indaiatuba, representado pelo diretor de obras, Carlos Andrade, expôs as experiências do município e indicou que “cada município deve analisar qual a melhor opção para dar início aos trabalhos de combate às perdas, mas, no caso de Indaiatuba, foi muito positivo ter se iniciado pela troca de hidrômetros, o que gerou renda para darmos continuidade no projeto”, afirmou. 
 
A troca dos hidrômetros também foi ressaltada pelo Superintendente do SAAE Capivari, José Luis Cabra. Segundo ele, “a troca dos hidrômetros é fundamental no combate as perdas e deve ser a primeira ação a ser realizada, além disso, é importante que os gestores municipais tenham consciência e disciplina orçamental para que se tenham recursos suficientes para outras obras”. 
 
Participaram ainda do evento representantes da Docol – empresa fabricante de metais sanitários – apresentando sugestões de equipamentos que podem ajudar no combate às perdas. 
 
O Consórcio PCJ mantém há 17 anos o Grupo Regional de Combate às Perdas Hídricas, que se reúne periodicamente para discussão de estratégias e troca de experiências. O que são as perdas hídricas As perdas hídricas configuram-se como a água que é desperdiçada desde a captação até o consumo final na casa do consumidor. Fazem parte desse cálculo, inclusive, as perdas financeiras, como as medições de consumo que estão subestimadas entre outros custos do processo de tratamento. Uma boa gestão desse índice pode contribuir para a ampliação da oferta hídrica.

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo