Capacitações do Projeto Gota d’ Água 2017 ampliam número de participantes

O engajamento da comunidade das Bacias PCJ em torno do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 18 a 23 de março de 2018, em Brasília (DF), só aumenta com a realização das capacitações e encontros do Projeto Gota d’ Água, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ. Sob o tema “Compartilhando caminhos para Brasília 2018”, o Projeto já mobilizou quase 150 agentes de interlocução que serão os replicadores dos conceitos apreendido às escolas da região.
Todas as capacitações estão ocorrendo no Museu da Água de Indaiatuba, local parceiro ao Consórcio PCJ. A abertura do Projeto aconteceu no dia 17 de fevereiro e reuniu 61 pessoas, além de contar com as presenças do Presidente do Conselho Mundial da Água e Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, Benedito Braga, do Diretor Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, e do Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, que debateram em uma “roda de conversa”, assuntos relacionados à organização do Fórum Mundial da Água e a atuação do Conselho Mundial da Água.

Braga relatou sobre a criação do Conselho e falou a respeito da importância da Educação Ambiental como centro para discussões sobre a água. Andreu abordou, entre outros temas, a necessidade de discutir o legado que o 8º Fórum Mundial da Água deixará para a gestão dos recursos hídricos no Brasil. Já Lahóz atentou sobre as participações do Consórcio PCJ dentro do Conselho Mundial da Água e nos dois últimos Fóruns, enaltecendo a importância da presença da comunidade no evento e nas atividades paralelas.IMG_1781_web

Além da roda de conversa, o encontro apresentou os resultados do Projeto Gota d’Água em 2016, e antes do encerramento, o secretário executivo do Consórcio PCJ ao lado do assessor técnico da Sanasa/Campinas, Paulo Tínel, entregaram a comenda “Mérito Ambiental” para Benedito Braga e Vicente Andreu pelos seus prestimosos trabalhos em prol da água no Brasil e no mundo.

A segunda capacitação aconteceu no dia 24 de março e teve como tema “Água e Mudanças Climáticas”, e com aumento do público participante que somou 74 pessoas. Os palestrantes foram o Sr. Hilton S. Pinto, do Cepagri/Unicamp, que falou a respeito dos fenômenos naturais e de eventos climáticos extremos, atentando para o aumento dessas ocorrências; Sidney Furtado, da Defesa Civil Regional de Campinas falou sobre a importância e a atuação da Defesa Civil nacional e internacionalmente; e Ísis Franco, da Sala de Situação PCJ, que detalhou sobre o monitoramento dos rios das Bacias PCJ e acerca dos dados coletados e fornecidos pela Sala de Situação PCJ.

O terceiro encontro de capacitação do projeto Gota d’Água está marcado para o dia 28 de abril, também no Museu da Água em Indaiatuba, e terá como tema “Água e Direitos Humanos”. Os palestrantes confirmados são: Dra. Eldis Camargo, da Procuradoria Geral da Agência Nacional de Águas (ANA); Marina Horta, da ONG Fa.Vela e membro da Rede “Jovens pela Água” do Conselho Mundial da Água; e Vinicius de Zorzi, Especialista em Conservação da ONG “The Nature Conservancy” (TNC- Brasil).

As inscrições de participação devem ser feitas online, através do link: http://ow.ly/Faci308c2Di.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo