O Sistema Cantareira – conjunto de represas responsáveis pelo abastecimento das bacias PCJ e da Grande São Paulo – aumentou de 2,5 m3/s para 3 m3/s o envio de água para as Bacias PCJ. A decisão foi tomada na reunião da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) dos Comitês PCJ na manhã da última quinta-feira, dia 28.
No comunicado expedido pelo coordenador da câmara, Astor Dias de Andrade, as Bacias PCJ ainda estão armazenando 0,40 m3/s em seu banco de águas, espécie de ferramenta em que a água economizada é guardada numa “poupança” a ser utilizada em épocas de estiagem.
O aumento da vazão deve ocorrer a partir das 18h da quinta-feira. Atualmente, o Sistema Cantareira está operando com pouco mais de 57% da sua capacidade de armazenamento, na média geral. As represas de Jaguari/Jacareí estão com 59%, Cachoeira opera em 48% e Atibainha a 46%. Clique aqui e veja os níveis em tempo real.
A CT-MH se reúne sempre na última semana de cada mês para discutir as vazões dos rios da região e determinar as descargas do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ e para a Grande São Paulo.
Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ