Campinas realiza curso pioneiro em parceria com Cepagri para capacitar professores sobre “Mudanças Climáticas”

Inscrições para o curso virtual e gratuito estão abertas até 28 de julho

A Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas), de Campinas, associado ao Consórcio PCJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri-Unicamp), promoverá, em agosto, um curso inédito para professores das redes municipal e estadual de ensino sobre mudanças climáticas. O objetivo é prepará-los para tratar o tema de forma crítica, contextualizada e interdisciplinar com seus alunos.

Intitulado “Educação Climática: Por Práticas Educacionais Transformadoras”, o curso terá carga horária de 34 horas, divididas em dez encontros semanais, sempre às segundas-feiras, das 14h às 17h20, em ambiente virtual, pelas plataformas Google Sala de Aula e Google Meet. São oferecidas 50 vagas para professores da rede municipal e 60 para a estadual, com inscrições abertas de 21 a 28 de julho, pela plataforma Educa Mais Campinas, para os profissionais da SME, e por meio do link que será enviado diretamente às unidades escolares, para os professores da rede estadual.

Para a secretária em exercício da Seclimas, Marcela Pupin, Campinas tem assumido uma postura firme e responsável diante da emergência climática, e a educação é um dos pilares dessa transformação. “Este curso pioneiro é uma ação concreta do nosso Plano Local de Ação Climática, que articula ciência, gestão pública e compromisso social. Ao investir na formação dos professores, estamos preparando nossas escolas para formar cidadãos críticos, conscientes e engajados com os desafios do presente e do futuro. Acreditamos que a resposta à crise climática começa pela sala de aula — e Campinas segue liderando esse movimento com seriedade, inovação e diálogo”, destaca Pupin.

O curso emitirá certificado de conclusão, que poderá ser utilizado para progressão funcional dos docentes municipais ou validado como curso de extensão acadêmica pelos professores estaduais.

Conteúdo programático

Entre os temas abordados no curso estão:

– Clima, Tempo e Mudanças Climáticas

– Mudanças Climáticas e Desastres Socioambientais

– Justiça Climática e Racismo Ambiental

– Cidades Resilientes

– Educação Climática

O encerramento contará com uma oficina prática voltada à elaboração de projetos. Nessa etapa, os professores serão orientados a construir práticas educacionais inovadoras, utilizando recursos tecnológicos gratuitos e metodologias centradas no estudante, capazes de gerar experiências de aprendizagem significativas. Também será apresentada uma metodologia de avaliação inovadora, com exemplos práticos aplicáveis ao contexto de suas escolas e comunidades.

Corpo docente e parceiros

Além dos técnicos do Cepagri e da Seclimas, o curso contará com especialistas da Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Instituto de Geociências da Unicamp, Movimento Escolas pelo Clima e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Formação de agentes de transformação

Para Gustavo Merlo, da Coordenadoria de Projetos e Educação Ambiental da Seclimas, a proposta é capacitar os professores como agentes de transformação. “Vivemos mudanças climáticas sem precedentes. É essencial que os estudantes compreendam o panorama e desenvolvam autonomia para

participar ativamente de ações transformadoras. Fomentar essa discussão com os profissionais da educação é fundamental para a adaptação e mitigação desses impactos”, avalia.

Segundo a coordenadora associada do Cepagri, Renata Ribeiro do Valle Gonçalves, o centro de pesquisa tem entre seus compromissos o apoio a iniciativas voltadas à educação e à popularização do conhecimento. “Participar de ações como essa é uma forma de aproximar a ciência da sociedade e dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas aqui, especialmente aquelas que dialogam com os desafios das mudanças climáticas”, ressalta.

“Estamos empenhados há meses na construção do curso e conseguimos envolver uma grande rede de especialistas em educação socioambiental e climática, que certamente trarão falas instigantes a cada encontro. Estamos animados para mais esse diálogo com os professores da rede pública do município”, complementa a coordenadora do LabEduc-CEPAGRI, Priscila Pereira Coltri.

Para mais informações entrar em contato com a Coordenadoria de Projetos de Educação Ambiental pelo telefone: (19) 2116-8440.

Foto: Arquivo PMC

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