Campinas é premiada por alcançar metas de universalização do saneamento básico

Em premiação pelo Instituto Trata Brasil, município se destacou pelos índices de tratamento de água e esgoto

Campinas, associada ao Consórcio PCJ, foi uma das cidades premiadas pelo Instituto Trata Brasil durante a 8ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso”, no dia 27/5, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Estiveram presentes para receber o prêmio o prefeito Dário Saadi e o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.

No Ranking do Saneamento Básico 2024, estudo que avalia os principais indicadores de saneamento dos 100 municípios mais populosos do País, Campinas (SP) foi uma das cidades premiadas na categoria “Atingimento das Metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico”. Foi também a única metrópole com nota máxima no ranking.

Essa categoria busca prestigiar os municípios que simultaneamente tenham atendido a todas as metas estabelecidas pela Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020 (Novo Marco Legal do Saneamento Básico). Campinas é única metrópole a atingir todas as metas antes do período estipulado, com índice de 99,84% de atendimento total de água, 96,42% de coleta e afastamento de esgoto e 94% de tratamento de esgoto.

Na ocasião, o prefeito Dário Saadi destacou o Plano Campinas 2030 de Segurança Hídrica, que inclui, entre outros investimentos, a troca de redes de água e a construção de novos reservatórios. “Para nós é um orgulho muito grande receber este prêmio, somos a única metrópole que atingiu a universalização, e eu tenho certeza de que o que nós fizemos nesses últimos três anos e meio acelerou esse processo que colocou Campinas nessa posição. A Sanasa é referência, uma das melhores empresas do Brasil”, complementou.

Para o presidente Manuelito Magalhães Júnior, essa premiação é resultado de planejamento, gestão, capacidade técnica e vontade política para sustentar esse desafio. “Sem o apoio e a retaguarda política não alcançaríamos bons resultados. Por isso eu gostaria, neste momento, de agradecer o prefeito Dário Saadi pela confiança e pelo apoio para que nós conseguíssemos chegar aonde chegamos”, ressaltou o presidente da Sanasa.

O Águacast, pod/videocast do Consórcio PCJ, feito para comemorar os 35 anos que a entidade completa agora em outubro entrevistou não só o prefeito Dari Saadi, na sala Azul, na Prefeitura de Campinas, como o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos. Ambos abordaram a questão de trabalho em conjunto e de um excelente índice de tratamento de água e esgoto.

Os episódios estão disponíveis no Youtube e Spotify

Apoio texto e foto: Sanasa Campinas

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo