Campanha do Consórcio PCJ quer sensibilizar sobre uso eficiente da água em meio a estiagem que castiga as Bacias PCJ

Entidade iniciou distribuição de gotas antiestresse com a mensagem “Cada Gota faz a Diferença – Cuide da nossa Água”

 

O Consórcio PCJ iniciou campanha de sensibilização sobre a necessidade de uso racional de água diante dos impactos que as Bacias PCJ vem sofrendo devido aos eventos extremos, em especial, a forte estiagem que assola a região em 2021. A entidade começou a distribuir entre municípios e empresas associados gotas antiestresse com a mensagem “Cada Gota faz a diferença, cuide da nossa água”, com o objetivo de alertar sobre a possível crise hídrica que poderá causar impactos já nesse ano e com reflexos para 2022.

A campanha atual é uma revisão de uma iniciativa similar, promovida pelo Consórcio durante a crise hídrica de 2014/15, que causam boa recepção no público e auxiliou no esclarecimento das pessoas à época sobre a gravidade do momento que atravessávamos.

A gota é um objeto lúdico e que chama a atenção pelo seu formato diferenciado. Além de aliviar as tensões do dia a dia, elas também podem melhorar a coordenação motora, estimular a circulação sanguínea, ajudar durante fisioterapia e assistir na meditação.

Segundo estudo da Universidade de Bar-Ilan, em Israel, datado de 2016, bolinhas antiestresse ativam áreas do cérebro: as macias seriam boas para ter pensamentos mais originais; as mais duras, para exercícios pesados de lógica. Para que isso ocorra, os pesquisadores recomendam apertar as bolinhas com a mão esquerda o mais forte que puder e fazer por um minuto inteiro, se concentrando o máximo possível no movimento, sem pensar em outras coisas.

O resultado do estudo mostrou na época que as pessoas que seguiram as regras acima conseguiram resolver 50% mais quebra-cabeças do que quem usou a mão direita. E mais: o pessoal da mão direita resolveu ainda menos problemas do que o grupo de controle que só resolveu os problemas, sem apertar a bolinha.

Portanto, junte-se ao Consórcio PCJ. O momento é essencial para economizar água e por que não, se desestressar e ainda ativar áreas do cérebro que promovam a criatividade e o raciocínio lógico. O município e empresa que quiser participar da campanha e obter as gotinhas antiestresse deve solicitá-las ao Consórcio PCJ, através do e-mail: agua@agua.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo