Campanha “Disputas de Casas” gera economia de 500 mil litros de água em três meses em São Paulo

Idealizadores do projeto também querem reproduzir a iniciativa nas Bacias PCJ
A empresa associada ao Consórcio PCJ, Sabesp, em parceria com a LG, realizaram, pela primeira vez, a campanha “Disputa de Casas São Paulo” com o objetivo de incentivar novos hábitos de consumo de água na população. Mais de duas mil residências participaram da campanha após passar por processo que incluiu palestras, visitas quinzenais dos promotores, acompanhamento telefônico de seus respectivos consumos, além do recebimento de materiais com dicas de economia.

Os participantes receberam de surpresa, no início da campanha, as máquinas de lavar e secar roupa da empresa patrocinadora que, juntamente com as dicas de economia, alcançaram bons resultados: 80% dos participantes baixaram seu consumo e a média de economia hídrica passou dos 35% ao mês. As 50 famílias que mais economizaram água ganharam a máquina Lava e Seca, que segundo o fabricante é capaz de economizar até 45% de água.

Além disso, em apenas três meses, foram economizados 500 mil litros de água, ou 50 caminhões pipa, o suficiente para suprir as necessidades dos mesmos participantes por quase 5 anos. Já a economia financeira média dos participantes chegou a R$ 50 mensais ou R$ 600 ao longo de um ano.

Segundo Guilherme Stella, coordenador da Agência de Publicidade Sagarana, idealizadora da campanha, a implantação do “Disputa de Casas” nas Bacias PCJ tem sido colocada em pauta: “Estamos estudando algumas cidades do interior de São Paulo para executar a mesma ação”, afirma.

Para ele, o trabalho intenso de reeducação a longo prazo com os participantes foi extremamente relevante para fazer com que eles incorporassem a nova rotina de utilização de água, mesmo após o término da campanha.

Em São Paulo, haverá uma 2ª etapa da campanha que começará em agosto 2016. As inscrições poderão ser feitas através do site: www.disputadecasas.com.br.

Sobre Disputas de Casas

A Disputa de Casas é uma campanha de economia de água com objetivo de estimular o consumo consciente e mostrar que pequenas mudanças de hábitos no dia a dia aliadas às novas tecnologias são capazes de economizar muita água, tempo e dinheiro. Os 50 participantes que adotarem o consumo consciente e economizarem mais água serão premiados com uma lavadora.

Cada inscrição na campanha garante o plantio de uma árvore em uma unidade de conservação de proteção integral no município de Extrema (MG), que tem como objetivo restaurar as matas ciliares e preservar o meio ambiente da região, que é responsável pelo abastecimento de mais de 50% de água das represas do Sistema Cantareira, que abastece São Paulo e as Bacias PCJ, no interior do Estado.

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